Entenda como a ansiedade pode influenciar diretamente na saúde do intestino e o que fazer para contornar esse problema
É consenso que a saúde mental e a saúde física se relacionam intimamente. Nesse contexto, um dos órgãos mais afetados pelas alterações na saúde mental é o intestino, não sendo incomum que pacientes cheguem aos hospitais relatando alterações intestinais que são depois associadas a problemas como ansiedade, depressão ou transtornos em geral.
Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre a relação entre ansiedade e intestino e o que pode ser feito para melhorar tanto a ansiedade quanto a saúde intestinal nessas condições.
Qual a relação da ansiedade e intestino?
Como mencionado, ansiedade e intestino estão intimamente relacionados. Isso ocorre porque, num momento de estresse ou ansiedade intensos, as alterações nos neurotransmissores — substâncias químicas que atuam no funcionamento do cérebro — podem começar a influenciar o funcionamento do restante do organismo, incluindo o processo digestivo.
Entre as alterações que evidenciam a relação entre ansiedade e intestino, podemos mencionar:
- Alteração da acidez dos tecidos digestivos, incluindo intestinal, que levam a alterações prejudiciais na microbiota (microrganismos importantes para o processo digestivo);
- Enfraquecimento do sistema imunológico, que pode favorecer o desequilíbrio da microbiota e o aumento da ocorrência de infecções e outras doenças;
- Redução do fluxo sanguíneo no intestino;
- Inflamação dos tecidos intestinais causada pelo estresse, ao qual a ansiedade submete todo o organismo;
- Diminuição da produção de enzimas importantes para digerir corretamente os alimentos, o que resulta na absorção ineficiente dos nutrientes.
Agende sua consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo!
Quais os sintomas mais comuns da ansiedade intestinal?
A chamada ansiedade intestinal, que ocorre quando é diagnosticada a relação, em um paciente, entre ansiedade e intestino, pode ter sintomas como:
- Cólicas intestinais constantes;
- Diarreia;
- Sensação de indigestão e azia;
- Prisão de ventre;
- Aumento na frequência de flatulências.
Além disso, se os casos de ansiedade intestinal forem constantes, podem se desenvolver outras doenças, como a diverticulite, a síndrome do intestino irritável e outras condições, que por si só apresentam outros sintomas mais específicos.
A ansiedade e o estresse estão ligados com demais problemas digestivos?
Sim, além da relação entre ansiedade e intestino, essa alteração na saúde mental pode causar outros problemas digestivos, como a gastrite (inflamação do estômago) ou a esofagite (inflamação do esôfago).
Além disso, existe uma relação entre a ansiedade e desequilíbrios que podem causar as mais diversas condições, como inflamações do pâncreas, alterações na composição da bile que levam à formação de cálculos, entre outros doenças de maior ou menor gravidade.
Como amenizar a ansiedade no dia a dia
Amenizar a ansiedade nem sempre é fácil e muitas vezes requer apoio médico profissional. Ainda assim, existem algumas atitudes que podem melhorar o estresse diário e trazer um alívio da ansiedade, tais como:
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Ter um sono adequado e confortável todos os dias;
- Praticar técnicas de meditação, respiração e relaxamento;
- Procurar ajuda profissional de psicólogos ou psiquiatras e, no caso da relação entre ansiedade e intestino, de um médico gastroenterologista.
Agende sua consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo!
Como a alimentação saudável pode ajudar?
A alimentação saudável é outra estratégia que pode dar muito certo para amenizar a ansiedade no dia a dia, principalmente nesses casos em que a relação entre ansiedade e intestino é tão próxima.
Nesse sentido, é importante procurar se alimentar de forma equilibrada, evitando alimentos de difícil digestão e preferindo aqueles que promovam um melhor e mais otimizado funcionamento intestinal. Além disso, se houver recomendação médica, pode haver a necessidade do uso de medicamentos para melhorar a microbiota.
A hidratação também é importantíssima para manter o funcionamento adequado do intestino. Sendo assim, é indispensável beber ao menos 2 litros de água por dia.
Como posso conseguir ajuda para problemas de ansiedade intestinal?
Como mencionado anteriormente, buscar ajuda profissional é fundamental nos casos de ansiedade intestinal, tanto com profissionais da saúde mental, que podem, por meio de terapia ou tratamentos medicamentosos, controlar o estresse e a ansiedade em si, quanto com o médico gastroenterologista, que pode diagnosticar problemas de intestino causados pela ansiedade e encaminhar o paciente para o tratamento.
Dessa forma, é possível controlar os momentos e condições em que ansiedade e intestino estão próximos e obter maior qualidade de vida em todas as situações.
O Dr. Wilson Martinuzzo é cirurgião especializado em manejar condições do sistema digestivo que precisam de tratamento cirúrgico e que podem ser causadas pela ansiedade. Se esse é o seu caso, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:
Dr. Wilson Martinuzzo
Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)
Brazilian Journal of Development (BJD)
Revista de Psiquiatria Clínica