“Como saber se tenho hérnia abdominal” é um questionamento comum de pessoas que se deparam com os sinais dessa alteração. Entenda as principais características para identificá-la
O questionamento “como saber se tenho hérnia abdominal” é muito comum entre as pessoas que se deparam com uma saliência nessa região do corpo. As hérnias abdominais são protusões de tecidos e órgãos através de uma abertura na parede interna do abdômen.
Essas aberturas são causadas pelo enfraquecimento dos músculos abdominais, que, por sua vez, pode ser causado por diversos fatores, sendo os principais a predisposição genética, esforço físico, gravidez, obesidade e tabagismo.
Se não tratadas a tempo, as hérnias abdominais podem se agravar e levar a sérias complicações. Por esse motivo, é comum que a pergunta “como saber se tenho hérnia abdominal?” seja carregada de medo e preocupação. Sendo assim, conheça a seguir as respostas para essa pergunta e quais os tratamentos possíveis quando o problema é diagnosticado.
Exames para diagnosticar a hérnia abdominal
Entender como é feito o diagnóstico no consultório é o primeiro passo para responder ao questionamento “como saber se tenho hérnia abdominal”. Isso porque conhecer todos os sinais da doença não é o suficiente para confirmá-la, já que somente o médico especialista é capaz de dar um diagnóstico preciso da hérnia abdominal e de sua gravidade.
De modo geral, o diagnóstico da hérnia abdominal é clínico. O médico deverá analisar a protuberância, às vezes pedindo ao paciente algumas ações — como tossir — para analisar o comportamento da área herniada diante delas.
Para confirmar a resposta ao paciente que questiona “tenho hérnia abdominal?” podem ser necessários exames de imagem, como a ultrassonografia. Esses métodos avaliativos são importantes para analisar as alterações no órgão herniado, para determinar a gravidade do problema e a urgência do tratamento.
Tipos de hérnia abdominal
Os pacientes que chegam ao consultório com a afirmação “preciso saber se tenho hérnia abdominal” e recebem diagnóstico confirmando a presença da alteração precisam também saber qual é o tipo de hérnia que está os acometendo.
Isso porque as hérnias abdominais podem ser classificadas em mais de um tipo, de acordo com sua localização, sendo eles:
- Hérnia epigástrica: localizada na linha média do abdome, em decorrência do enfraquecimento do músculo abdominal.
- Hérnia umbilical: localizada em volta do umbigo. É muito comum em bebês que não tiveram um fechamento correto da abertura do cordão umbilical.
- Hérnia incisional: costumam aparecer em cicatrizes de cirurgias anteriores.
- Hérnia inguinal: mais frequentes em homens, surgem na região da virilha e podem se estender até os testículos.
Saber o tipo de hérnia abdominal é muito importante para determinar qual é o melhor protocolo de tratamento a ser adotado. Por isso, quando o paciente chega ao consultório desejando “saber se tenho hérnia abdominal”, é comum que o médico especialista já determine o tipo de hérnia presente e apresente o meio de tratamento mais eficaz para o caso.
Tratamentos para a hérnia abdominal
Como dito, assim que o paciente sana a dúvida “tenho hérnia abdominal?”, é determinada a forma com que o tratamento será realizado. De modo geral, as hérnias abdominais só possuem tratamento definitivo com a realização da cirurgia, que pode ser feita por via aberta tradicional, laparoscópica ou robótica.
No entanto, a indicação de cirurgia de hérnia abdominal depende de algumas condições. Quando a protusão é muito grave, com estrangulamento intestinal, a recomendação é que a cirurgia seja realizada em caráter emergencial. Em crianças, alguns tipos de hérnia (como a umbilical) tendem a desaparecer, mas, de modo geral, a cirurgia pode ser realizada desde que detectada a necessidade.
Independentemente do tipo da protusão, é importante nunca procurar responder sozinho à pergunta “como saber se tenho hérnia abdominal?”. Somente um médico cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo pode diagnosticar e realizar o tratamento correto para as hérnias abdominais.
Se chegou até aqui com o questionamento “preciso saber se tenho hérnia abdominal” e quer conhecer mais sobre os tratamentos, entre em contato com o Dr. Wilson Martinuzzo, cirurgião geral, e agende uma consulta!
Fontes: