Diversos fatores podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos do reto e do ânus
As hemorroidas estão entre os problemas gastrointestinais mais incômodos, tanto por sua localização, quanto por seus sintomas, que podem ser muito intensos. Muitas vezes, conhecer as causas da hemorroida é fundamental para entender a condição e estabelecer o tratamento mais adequado.
Quero saber mais sobre hemorroida!
O que são hemorroidas?
Hemorroidas são condições inflamatórias decorrentes da dilatação de vasos sanguíneos do reto ou do ânus, porções finais do aparelho digestivo, que se manifestam, visivelmente, na forma de nódulos. Estas podem ser classificadas em externas, quando surgem ao redor do ânus, ou internas, quando aparecem no reto e na parte interior do ânus.
De acordo com sua exteriorização, a hemorroida pode, ainda, ser classificada em quatro graus, sendo o primeiro quando é completamente interna; o segundo e o terceiro quando as hemorroidas internas se externalizam com esforços; e o quarto grau quando há prolapso completo da hemorroida.
Quais são os sintomas das hemorroidas?
A maioria dos casos sintomáticos de hemorroidas ocorre nas lesões de segundo, terceiro e quarto grau. Independentemente das causas, os principais sintomas das hemorroidas podem ser:
- Coceira intensa;
- Sensação de inchaço na região do ânus;
- Constipação;
- Dor ao se sentar e durante a evacuação;
- Sangramento nas fezes, no papel higiênico ou nas roupas.
Em alguns casos, os sintomas podem ser muito intensos, chegando ao ponto de incapacitar o indivíduo para a realização de atividades simples do cotidiano.
Identifica esses sintomas? Agende uma consulta agora mesmo!
Quais são as causas da hemorroida?
Diversos fatores podem ser definidos como causas da hemorroida. Em muitos casos, conhecê-los é essencial para o sucesso do tratamento, uma vez que se busca evitar a reincidência do problema.
Constipação crônica ou diarreia
Pessoas com constipação (prisão de ventre) crônica ou alta ocorrência de diarreia podem ter hemorroidas com mais frequência. Isso ocorre porque a alteração na composição das fezes pode levar ao processo inflamatório característico das hemorroidas.
Gravidez
A gravidez pode ser classificada como uma das causas da hemorroida por diversos fatores, como o aumento de peso, a pressão da região pélvica sobre os órgãos do trato digestivo e o aumento da produção de progesterona, que tem como uma das consequências a dilatação dos vasos sanguíneos.
Obesidade
O peso corporal excessivo, principal característica da obesidade, é uma das principais causas da hemorroida. Isso ocorre porque o peso aumentado faz com que a pressão sobre a veia retal seja também aumentada, levando à sua dilatação.
Estilo de vida sedentário
O sedentarismo é também uma comum causa da hemorroida, porque a alta de atividades físicas reduz o estímulo necessário para uma boa digestão dos alimentos, atrapalhando o fluxo intestinal e provocando alterações nas fezes que podem causar as hemorroidas.
Fatores genéticos
Pessoas com histórico familiar de hemorroidas podem ter maiores chances de desenvolver o problema do que pessoas sem casos na família, principalmente se houver concomitância com outros fatores também classificados como causas da hemorroida.
Envelhecimento
O envelhecimento favorece a ocorrência de constipação, diarreias e outras alterações que podem provocar a dilatação das veias retais. Por isso, ainda que possam ocorrer em qualquer idade, as hemorroidas são mais comuns em pessoas com mais de 45 anos.
Dieta pobre em fibras
Uma dieta pobre em fibras pode levar a pessoa a ter problemas ao evacuar, os quais estão principalmente relacionados à constipação — que, como já mencionado anteriormente, é uma das principais causas da hemorroida.
Como tratar a hemorroida?
O tratamento da hemorroida depende da análise individual de fatores como a causa do problema, seu estágio de gravidade e outras características individuais de saúde do paciente. A maioria dos casos, no entanto, pode ser tratada por meio de medicamentos tópicos, como pomadas, remédios orais e supositórios.
Casos mais graves, e dependendo também das causas da hemorroida, podem ser tratados por meio de um procedimento cirúrgico chamado hemorroidectomia. No procedimento, é feita a retirada das veias dilatadas que causam o problema.
A mudança de hábitos, dependendo da causa da hemorroida, pode ser importante para evitar a reincidência do problema. Ter uma alimentação rica em fibras, abandonar o sedentarismo e controlar o peso estão entre as possibilidades de prevenção.
Para saber mais sobre causas e tratamentos da hemorroida, entre em contato com o Dr. Wilson Martinuzzo e agende uma consulta.
Fontes: