Hérnia incisional

Problema é considerado comum em pessoas que são submetidas a cirurgias abdominais

Existem vários tipos de hérnias na parede abdominal. Uma delas é a hérnia incisional.

Quero tratar uma hérnia incisional!

O que é hérnia incisional?

É chamada de hérnia incisional aquela que se desenvolve a partir de uma incisão na parede abdominal que é realizada para se proceder uma cirurgia. A hérnia surge quando a cicatrização dessa incisão não ocorre de forma adequada, levando a uma fraqueza nesse local, que compromete a integridade da parede abdominal.

Na maioria dos casos, a hérnia incisional se forma em até seis meses do procedimento cirúrgico.

Estima-se que até 30% das pessoas submetidas a uma cirurgia abdominal sofrem com a hérnia incisional no pós-operatório.

Quais as causas da hérnia incisional?

Em linhas gerais, o procedimento cirúrgico realizado no abdômen faz com que a musculatura da região fique “enfraquecida”, ocasionando o esgarçamento desse ponto fraco, que resulta em uma falha (buraco), que chamamos de hérnia incisional, por onde os órgãos abdominais podem passar. Muitas vezes, esses órgãos ficam aprisionados, o que chamamos de encarceramento.

Esse tipo de hérnia abdominal pode atingir qualquer pessoa após um procedimento cirúrgico; porém, pode ocorrer com mais frequência em pacientes obesos que tiveram uma infecção no local da ferida operatória e em pessoas diabéticas, com doenças pulmonares ou outras doenças que aumentam a pressão no abdômen.

Outros fatores de risco que podem estar relacionados à formação de uma hérnia incisional são gravidez ou prática de atividades físicas intensas antes da completa cicatrização e recuperação cirúrgica.

O abaulamento ao redor da cicatriz é o principal sinal da presença de uma hérnia incisional.

O diagnóstico é simples e geralmente rápido, sendo possível identificar a hérnia incisional em um exame clínico, quando o médico pode pedir ao paciente para tossir ou fazer algum movimento que faça com que a hérnia fique mais saliente.

Para confirmação diagnóstica é possível realizar alguns exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Trate a hérnia incisional com o cirurgião geral: Dr. Wilson Martinuzzo!

Como é a cirurgia de hérnia incisional?

O único tratamento que pode curar definitivamente a hérnia incisional é a cirurgia.

O procedimento é feito com anestesia geral ou raquidiana e tem o objetivo de reintroduzir o tecido ou órgão herniado ao seu local de origem.

Feito isso, o cirurgião sutura a abertura que foi formada e, se julgar necessário, insere uma tela, feita de material sintético, para reforçar a parede abdominal e evitar a recidiva da hérnia.

O procedimento cirúrgico pode ser realizado por meio de três técnicas. São elas:

• Cirugia convencional: realizada de forma aberta, em que é feita uma incisão maior, na região da hérnia;
  • Cirurgia por videolaparoscopia: trata-se de uma técnica minimamente invasiva na qual são feitas pequenas incisões no abdômen por onde o cirurgião insere pinças, tesouras e uma microcâmera que permite a visualização dos tecidos que ele precisa manipular durante a cirurgia. Contudo, nem todas as hérnias incisionais são passíveis de correção laparoscópica, principalmente as maiores;
  • Cirurgia robótica: é uma evolução da cirurgia por videolaparoscopia, sendo o procedimento realizado pelo cirurgião através de uma plataforma robótica, o que garante mais precisão, diminuindo riscos e complicações cirúrgicas.

A cirurgia robótica e a laparoscópica proporcionam um tempo menor de recuperação e menos complicações, além de menor tempo de internação hospitalar.

A escolha pela melhor técnica é feita pelo médico, que levará em consideração o quadro clínico do paciente, sua saúde, o tamanho da hérnia e sua posição, assim como a metodologia que resultará em uma plena recuperação e com menor risco de recidiva da hérnia (recorrência).

Como é o pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional?

O tempo de internação após a cirurgia de hérnia incisional é de um a dois dias, dependendo da técnica utilizada – cirurgias abertas costumam demandar um tempo maior de internação.

No pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional, o paciente pode sentir dor e desconforto no local operado, além de inchaço e presença de hematoma. Porém, esses sintomas se resolvem em poucos dias, conforme o paciente vai se recuperando.

Ao receber alta hospitalar, é importante que o paciente siga todas as recomendações médicas para que o processo de cicatrização ocorra de maneira satisfatória e o paciente se recupere plenamente, diminuindo também o risco de recidiva da hérnia incisional.

As principais medidas adotadas, a depender de cada caso incluem:

• Restrição de atividades fisicas, que varia de acordo com o tipo de hérnia e tipo de cirurgia realizada;
  • Seguir as recomendações uso das medicações prescritas pelo cirurgião;
  • A alimentação deve incluir o consumo de fibras e bastante líquido, pois isso ajuda a evitar a constipação e o esforço para evacuar.

Também é recomendável comparecer a todas as consultas de retorno marcadas pelo médico cirurgião até que seja concedida a alta definitiva.

O médico deve ser informado, após alta hospitalar, se houver febre, sangramento, inchaço volumoso, náusea, vômito, calafrio, tosse, falta de ar, secreção, vermelhidão, ardor no local das incisões ou se a dor não passar com as medicações.

Vale lembrar que a adoção de todos os procedimentos no pós-operatório é fundamental tanto para garantir uma melhor recuperação quanto para evitar recidivas.

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal