Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia de hérnia incisional
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento é o único capaz de reverter o problema que ocorre em cicatrizes de cirurgias abdominais realizadas anteriormente

A cirurgia de hérnia incisional é o único procedimento capaz de tratar esse tipo de hérnia abdominal, que se desenvolve em uma cicatriz de uma cirurgia realizada previamente no abdômen.

A hérnia incisional costuma se desenvolver alguns meses após a cirurgia realizada anteriormente, e está associada ao enfraquecimento muscular da parede abdominal interna causado pela incisão cirúrgica e pelo processo de cicatrização posterior.

Alguns fatores que aumentam o risco do desenvolvimento da hérnia incisional são o peso excessivo, gravidez, doenças como o diabetes e a ocorrência de complicações durante a cicatrização de cirurgia anterior. Em todos esses casos, a cirurgia de hérnia incisional continua sendo o único procedimento capaz de reverter o problema.

Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo!

Principais sintomas da hérnia incisional

Muitos casos de hérnia incisional não apresentam sintomas além do próprio caroço ou abaulamento típico das hérnias abdominais. No entanto, alguns pacientes podem apresentar outros sintomas — alguns deles, inclusive, são fatores a serem considerados em uma possível urgência na realização da cirurgia de hérnia incisional.

Entre os sintomas, podemos citar:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Dor abdominal;
  • Incômodo no local da hérnia;
  • Alterações no funcionamento intestinal.

Esses sintomas podem ser sinais de complicações como o encarceramento ou o estrangulamento da hérnia. Essas complicações, como veremos adiante, são fatores que causam a indicação urgente da cirurgia de hérnia incisional.

Diagnóstico da hérnia incisional

O diagnóstico da hérnia incisional costuma ser simples e rápido, podendo ser feito pelo médico especialista no próprio consultório, por meio de um exame clínico. No procedimento, o médico pode pedir ao paciente que realize ações específicas para analisar o comportamento da hérnia nessas situações.

Em alguns casos, pode ser necessária a diferenciação e a definição da gravidade da hérnia por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia abdominal ou a tomografia computadorizada.

Quando essa cirurgia é indicada?

A cirurgia de hérnia incisional, como mencionado anteriormente, é o único método capaz de resolver o problema definitivamente. Na maioria dos casos, no entanto, não é um procedimento que precisa ser realizado em caráter de urgência.

Isso quer dizer que, antes de indicar a cirurgia em si, pode ser adotada a observação do desenvolvimento da hérnia com estratégias de atenuação de possíveis outros sintomas por meio de metodologias conservadoras de tratamento.

Complicações como o estrangulamento e o encarceramento são situações que, por causa do risco de interrupção do fluxo sanguíneo e do funcionamento intestinal correto, fazem com que a indicação da cirurgia de hérnia incisional seja feita em caráter de urgência.

Trate a hérnia incisional agora mesmo! Agende sua consulta!

Agende uma consulta

Como é feita a cirurgia de hérnia incisional?

A cirurgia de hérnia incisional é realizada com o intuito de reposicionar o tecido protuso e fechar a abertura na parede abdominal que possibilitou a lesão. O procedimento é feito em ambiente hospitalar, com anestesia raquidiana ou local.

Ao final da cirurgia, se houver necessidade, ainda é possível realizar a colocação de uma tela, com o intuito de reforçar a parede abdominal e evitar possíveis recidivas da hérnia incisional.

Todo o procedimento acima descrito da cirurgia de hérnia incisional pode ser feito por meio de duas metodologias diferentes. São elas:

Cirurgia por videolaparoscopia

Na cirurgia por videolaparoscopia, o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen, de meio a 1 cm de tamanho, onde uma cânula (trocater) é inserida, para que a câmera e as pinças que serão utilizadas no procedimento cirúrgico sejam inseridas. A Imagem é gerada em 2D e transmitida para um monitor de vídeo, no entanto, as pinças utilizadas não possuem articulação. Para a realização dessa modalidade, é feita a anestesia geral.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é considerada uma evolução da cirurgia por videolaparoscopia e uma ótima opção para a realização da cirurgia de hérnia incisional. Ela é realizada de maneira semelhante, também com anestesia geral. Porém, todo o procedimento é feito através de um robô, comandado pelo cirurgião, o que garante mais precisão aos movimentos e, consequentemente, mais segurança à cirurgia. A imagem é gerada em 3D. As pinças são mais delicadas e possuem a articulação do punho humano.

Recuperação da cirurgia de hérnia incisional

A recuperação costuma ser tranquila, ainda que os cuidados devam ser seguidos de forma correta para que não haja complicações e, principalmente, recidiva do problema.

Nesse sentido, os principais cuidados a serem tomados pelo paciente após o procedimento são:

  • Manter repouso relativo na primeira semana após a cirurgia;
  • Não dirigir nos primeiros sete dias;
  • Não praticar atividades físicas nos primeiros trinta dias após o procedimento;
  • Ter uma alimentação equilibrada em nutrientes, principalmente aqueles que facilitam o trânsito intestinal;
  • Cuidar dos curativos de acordo com a recomendação médica;
  • Tomar medicações prescritas pelo médico cirurgião corretamente.

Vale lembrar que, durante o pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional, é normal que o paciente sinta um pequeno desconforto na região operada. No entanto, sintomas como dor intensa, sangramentos e sinais de infecção devem ser avaliados com urgência, pois podem indicar possíveis complicações.

Qual profissional realiza esta cirurgia?

A cirurgia de hérnia incisional, assim como os outros tipos de cirurgias de hérnias abdominais, deve ser realizada por um médico cirurgião especialista em procedimentos no aparelho digestivo.

O Dr. Wilson Martinuzzo tem mais de 30 anos de experiência na realização de procedimentos como as cirurgias de hérnias. Além disso, ele é um dos pioneiros na realização de cirurgias robóticas no Brasil, além de ser coordenador de Cirurgia Geral e um dos coordenadores do serviço de urgência do Hospital Vera Cruz.

Entre em contato e agende já uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Ministério da Saúde

Dr. Wilson Martinuzzo