Cirurgia de hérnia de hiato

Intervenção é indicada para correção em que parte do estômago se projeta através do diafragma em direção ao tórax

A cirurgia de hérnia de hiato é uma opção de tratamento para pacientes que apresentam sintomas graves e persistentes de refluxo gastroesofágico, uma das consequências desta condição clínica em que uma parte do estômago extravasa através do hiato esofágico. Esse tipo de alteração também é conhecido como hérnia hiatal, e seu desenvolvimento normalmente está associado ao enfraquecimento do tecido muscular do diafragma.

Bastante segura e eficaz, a cirurgia de hérnia de hiato consiste basicamente na reconstrução do esfíncter esofágico inferior — uma estrutura muscular localizada na porção inferior do esôfago e que se responsabiliza por impedir o refluxo do ácido estomacal — e correção da abertura existente no hiato esofágico.

Entenda mais detalhes sobre esse procedimento a seguir!

Quero agendar minha consulta para realizar a cirurgia de hérnia!

Entenda o que é hérnia de hiato

O diafragma é um músculo localizado abaixo dos pulmões que, além de cumprir uma importante função no processo respiratório, separa o tórax do abdômen e ajuda a manter os órgãos em suas posições corretas. No meio desta estrutura há um orifício chamado hiato, por onde passa o esôfago.

Algumas situações podem fazer com que o hiato esofágico fique enfraquecido e alargado, permitindo que a porção final do esôfago, o estômago ou outros órgãos escapem pelo orifício, formando assim a hérnia de hiato.

Essa é uma situação que pode causar diversas alterações no organismo, fazendo com o que o paciente apresente sintomas de azia, refluxo gastroesofágico e sensação de queimação na garganta.

Quais as causas da hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é causada pelo enfraquecimento e perda da flexibilidade do hiato esofágico, o que pode estar associado a diversos fatores. Alguns dos principais são:

• Obesidade;
  • Prisão de ventre crônica;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Tosse crônica;
  • Envelhecimento;
  • Tabagismo.

Diagnóstico e riscos

O diagnóstico da hérnia de hiato é feito com base na avaliação dos sintomas apresentados e do histórico clínico do paciente, sendo confirmado por meio de exames de imagem como tomografia computadorizada ou endoscopia digestiva alta.

Assim como acontece nas demais hérnias abdominais, há risco de estrangulamento do tecido que atravessou o hiato esofágico — situação que demanda uma cirurgia de hérnia de hiato emergencial.

Além disso, a condição pode levar a complicações de saúde como desenvolvimento de úlceras ou esofagites, além de regurgitação e aspiração pulmonar. O tratamento da condição, seja por meio da cirurgia de hérnia de hiato ou por outros métodos, é fundamental para prevenir e evitar esses riscos à saúde.

Quando a cirurgia de hérnia de hiato é indicada?

Casos de hérnia de hiato que são assintomáticos ou causam apenas sintomas de refluxo que podem ser controlados por meio de medicamentos geralmente não precisam de intervenção cirúrgica. É o caso de hérnias menores e das que se enquadram como “hérnia de deslizamento” — em que a porção de ligação entre o esôfago e o estômago se projeta para cima do diafragma.

A cirurgia de hérnia de hiato é indicada principalmente nos casos em que a hérnia é maior, ultrapassando os 5 centímetros e oferecendo risco à qualidade de vida geral e saúde dos outros órgãos do corpo. O procedimento também é necessário nos casos em que os sintomas não podem ser controlados a partir de tratamentos mais conservadores.

Quero agendar minha consulta para realizar a cirurgia de hérnia!

Como é feita a cirurgia de hérnia de hiato?

A cirurgia de hérnia de hiato consiste no reposicionamento das estruturas que se deslocaram pelo orifício do diafragma, devolvendo-as para suas posições originais, e no fechamento do orifício. Dependendo do quadro apresentado, pode ser necessário criar uma válvula antirrefluxo para evitar o retorno do ácido do estômago até o esôfago.

Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas na cirurgia de hérnia de hiato, cabendo ao cirurgião identificar a mais adequada para cada caso. Em geral, o procedimento pode ser feito por meio de videolaparoscopia ou cirurgia robótica — duas técnicas minimamente invasivas, em que são feitas pequenas incisões na região abdominal, por onde são inseridos os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera para visualização das estruturas internas.

No caso da cirurgia robótica, a cirurgia de hérnia de hiato é executada por um robô que é manipulado pelo cirurgião, que consegue visualizar as estruturas a serem operadas com o auxílio de imagens geradas em 3D.

Esse tipo de intervenção garante maior precisão de movimentos, além de todas as demais vantagens de uma metodologia menos invasiva: menor sangramento, redução do risco de infecção, menor tempo de internação hospitalar e recuperação mais rápida do paciente, além de melhor resultado estético, uma vez que as cicatrizes são menores e mais discretas.

Cuidados antes e depois da cirurgia de hérnia de hiato

A atenção aos cuidados pré e pós-operatórios é essencial para garantir o sucesso da cirurgia de hérnia de hiato. Antes do procedimento, é fundamental que o paciente se submeta a uma criteriosa avaliação médica para identificação de possíveis fatores de risco que podem comprometer sua recuperação. Em geral, é necessário realizar um hemograma, avaliação cardíaca e exames de imagem específicos.

Após a cirurgia de hérnia de hiato, o paciente precisa adotar alguns cuidados que envolvem principalmente repouso relativo, dieta equilibrada e uso de medicamentos conforme orientação do médico.

Todas as recomendações são passadas ao paciente ao longo da preparação para a intervenção e no momento da alta hospitalar. O índice de recidiva da hérnia de hiato depende da forma como a cirurgia foi feita, da técnica adotada e da experiência do cirurgião.

Qual profissional realiza a cirurgia de hérnia de hiato?

A cirurgia de hérnia de hiato deve ser realizada por um médico especializado em cirurgia geral e que tenha conhecimento em intervenções do aparelho digestivo. Com mais de 30 anos de experiência e mais de 14 mil cirurgias em seu currículo, o Dr. Wilson Martinuzzo é um dos pioneiros em cirurgia robótica no Brasil e possui aprofundado conhecimento nesse tipo de intervenção.

Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva