Enfraquecimento do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, é uma das causas de hérnia de hiato. Saiba mais.
De maneira simplificada, a hérnia é uma condição na qual existe uma projeção ou deslocamento anormal de um órgão ou tecido por meio de um orifício natural ou adquirido. A hérnia de hiato é a passagem indevida de parte do estômago para a cavidade torácica através do diafragma.
Ela recebe esse nome porque o diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, tem um orifício circular, por onde passa o esôfago, denominado hiato. Em condições normais, esse orifício permite somente a passagem do esôfago, mas quando há um enfraquecimento da musculatura, porções do estômago podem se deslocar pelo canal hiatal em direção à cavidade torácica.
A seguir, conheça as possíveis causas da hérnia de hiato, diagnóstico, tratamento e qual profissional procurar.
Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Possíveis causas da hérnia de hiato
As causas da hérnia de hiato não são muito bem definidas, mas sabe-se que a condição está relacionada a falhas como perda de flexibilidade ou enfraquecimento da musculatura do diafragma, o que permite que parte do estômago passe pelo hiato.
Alguns dos fatores que favorecem o desenvolvimento da hérnia e estão relacionadas às possíveis causas da hérnia de hiato são:
- Idade acima dos 50 anos;
- Obesidade;
- Gravidez;
- Tabagismo;
- Prisão de ventre crônica;
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Cirurgias esofágicas anteriores.
Como diagnosticar a hérnia de hiato
Para diagnosticar a condição, é feita uma avaliação das causas da hérnia de hiato e dos sintomas apresentados pelo paciente. Vale dizer que muitos casos de hérnia de hiato são assintomáticos, mas quando as pessoas apresentam sintomas, estes costumam ser leves e relacionados ao refluxo gastroesofágico. Outros sintomas que podem ser relatados são:
- Azia e queimação no estômago;
- Indigestão;
- Arrotos (eructação);
- Dificuldade para engolir;
- Regurgitação;
- Tosse seca e crônica;
- Mau hálito;
- Dores no peito ou na boca do estômago.
Os sintomas podem surgir cerca de 30 minutos após as refeições e desaparecer pouco tempo depois. Em casos mais graves, pode ocorrer sangramento gastrointestinal e presença de sangue no vômito.
Após analisar o histórico clínico e os fatores citados acima, o médico pode solicitar alguns exames de imagem, como radiografia torácica, radiografia com deglutição de bário, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva alta ou outros exames complementares para confirmar a hérnia de hiato.
Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Opções de tratamento para a hérnia de hiato
Nos casos mais leves e assintomáticos de hérnia de hiato, não é necessário realizar nenhum tratamento. Quando o paciente apresenta sintomas de refluxo, o tratamento é indicado para controlar e prevenir o refluxo e envolve medidas, como:
- Fazer uso de medicamentos antiácidos e inibidores da bomba de prótons para reduzir a produção de ácido estomacal;
- Evitar o consumo de alimentos muito gordurosos;
- Fazer uma dieta leve para restringir o consumo de alimentos que favorecem o refluxo gastroesofágico, como café, refrigerantes, bebidas alcóolicas e sucos ácidos;
- Prevenir algumas causas da hérnia de hiato, adotando medidas como parar de fumar e diminuir o peso corporal;
- Evitar dormir ou deitar-se logo após as refeições;
- Fazer pequenas refeições ao longo do dia;
- Usar travesseiros altos para dormir.
Caso os medicamentos e mudanças de hábitos não sejam capazes de controlar os sintomas da hérnia de hiato ou se houver estrangulamento da hérnia, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para corrigir o problema. O procedimento pode ser feito de modo menos invasivo por videolaparoscopia, no qual o cirurgião faz uma pequena incisão para inserir instrumentos cirúrgicos e uma câmera que transmite as imagens internas para um monitor.
Qual profissional trata a hérnia de hiato?
Não existe uma especialidade médica específica para o tratamento de hérnia, mas um cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo é um profissional apto e capacitado para diagnosticar as causas da hérnia de hiato e oferecer o tratamento mais adequado.
O Dr. Wilson Martinuzzo é especialista em cirurgia geral com mais de 30 anos de experiência, além de ser um dos pioneiros em cirurgias robóticas no Brasil. Entre em contato com o Dr. Wilson Martinuzzo e agende já sua consulta.
Fontes: