Cicatrização inadequada de incisões previamente realizadas pode levar à formação de protusões abdominais
As hérnias abdominais são protuberâncias que podem ser percebidas como caroços ou abaulamentos localizados em diversos pontos do abdômen, as quais ocorrem quando o enfraquecimento muscular da parede abdominal resulta na formação de uma abertura por onde passam partes de órgãos ou de tecidos.
Um dos tipos mais conhecidos de hérnias abdominais é a hérnia incisional. As causas da hérnia incisional podem ser variadas, ainda que todas estejam relacionadas a incisões previamente realizadas em seu local.
O que é uma hérnia incisional?
A cicatrização das cirurgias abdominais é um processo delicado que envolve uma série de cuidados. Quando estes não são seguidos adequadamente, ou quando outros fatores interferem antes ou durante o processo de cicatrização, existe uma tendência à formação de uma hérnia incisional.
Estimativas apontam que até 33% das pessoas que fazem cirurgias abdominais podem desenvolver uma hérnia incisional. O problema costuma aparecer entre 3 e 6 meses após o procedimento, mas existem casos que surgem até mesmo anos depois da cirurgia.
Causas da hérnia incisional
Apesar de ser bem definida como um problema causado pela cicatrização inadequada de incisões de cirurgias abdominais prévias, as causas da hérnia incisional podem variar dentro desse espectro. Isso ocorre porque é necessário que outros fatores estejam envolvidos no processo de cicatrização para que o problema se estabeleça. Conheça-os a seguir:
Múltiplas cirurgias abdominais
A realização de múltiplas cirurgias abdominais pode ser entendida, nesse contexto, como uma das causas da hérnia incisional porque, com o passar do tempo, o excesso de intervenções faz com que a musculatura da parede abdominal enfraqueça, ficando menos resistente ao tensionamento e ao processo de cicatrização em si.
Atente-se as possíveis causas da hérnia incisional. Entre em contato!
Fraqueza dos tecidos cicatriciais
A fraqueza dos tecidos cicatriciais também é uma das possíveis causas da hérnia incisional e pode ocorrer por diversos fatores, como predisposição genética ou cuidados inadequados com a ferida cirúrgica durante o pós-operatório.
Tensão excessiva na cicatrização
Tensão excessiva também pode ser uma das causas da hérnia incisional, uma vez que enfraquece os tecidos cicatriciais. Por isso, é comum que, principalmente nas primeiras semanas após uma cirurgia abdominal, seja contraindicada qualquer atividade mais intensa que possa atrapalhar o processo de cicatrização.
Infecção pós-operatória
Infecções pós-operatórias também podem ser classificadas como causas da hérnia incisional, por serem condições que levam ao enfraquecimento dos tecidos ou à má cicatrização em si, favorecendo o aparecimento das protusões.
Obesidade
A obesidade pode causar problemas na cicatrização, desde por causa das alterações no metabolismo até a tensão que o excesso de peso gera sobre a ferida a ser cicatrizada. Por isso, essa condição também pode ser vista como uma das causas da hérnia incisional.
Como é o tratamento cirúrgico da hérnia incisional?
O tratamento capaz de reverter a protusão, independentemente das causas da hérnia incisional, é a cirurgia. No procedimento, é feito o reposicionamento dos tecidos protusos e o fechamento da abertura na parede abdominal. Em alguns casos, pode ser colocada uma tela para reforçar a musculatura.
As técnicas cirúrgicas mais amplamente utilizadas no tratamento de hérnias incisionais são a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica. Os procedimentos são minimamente invasivos, feitos com pequenas incisões que favorecem uma recuperação mais rápida e segura.
Além disso, é importante que o paciente siga cuidados para que a recuperação seja completa e evite a formação de novas hérnias. Estes cuidados incluem:
- Manter repouso na primeira semana após a cirurgia;
- Evitar dirigir na primeira semana;
- Evitar atividades físicas intensas;
- Manter uma alimentação balanceada para facilitar o trânsito intestinal;
- Cuidar dos curativos de acordo com as recomendações e tomar remédios de acordo com a prescrição médica;
- Informar ao médico qualquer alteração que possa indicar uma complicação.
Qual profissional realiza o tratamento cirúrgico?
A cirurgia de hérnia incisional — assim como as que tratam os outros tipos de hérnia abdominal — deve ser feita por um cirurgião especializado em procedimentos do aparelho digestivo, especialmente um que tenha conhecimento e experiência em procedimentos minimamente invasivos.
O Dr. Wilson Martinuzzo é cirurgião e tem ampla experiência na realização de cirurgias robóticas para o tratamento de hérnias, como a incisional. Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: