Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Quais as causas da hérnia inguinal?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
17/07/2024
4 min. de leitura

Problemas congênitos e enfraquecimento da parede abdominal estão entre as causas da hérnia inguinal

 A hérnia inguinal é uma protrusão de um órgão, geralmente o intestino, através de uma abertura na parede abdominal enfraquecida na região da virilha. Pode ser assintomática ou apresentar sintomas e, quando não há tratamento, pode evoluir para complicações.

Existem diversas causas da hérnia inguinal, e conhecê-las é um importante caminho para buscar meios de prevenção. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Descubra as causas da hérnia inguinal e como preveni-la!

Agende uma consulta

Principais características da hérnia inguinal

As características da hérnia inguinal podem se alterar dependendo do estágio do problema e das especificidades de cada paciente. Em alguns casos, a condição pode ser até mesmo assintomática. No geral, os principais sinais são:

  • Protuberância na virilha;
  • Dor na região afetada;
  • Sensação de pressão na virilha.

O conteúdo da hérnia pode se tornar mais perceptível quando o paciente realiza esforços, como tossir e levantar peso — esses esforços, inclusive, podem ser causas da hérnia inguinal. A protuberância também pode diminuir quando a pessoa se deita, uma vez que o intestino se movimenta para trás sob ação da gravidade.

Em casos mais avançados, podem aparecer sintomas associados ao funcionamento intestinal, como prisão de ventre e distensão abdominal. Em situações críticas, o órgão não consegue se movimentar e retornar para a cavidade abdominal, ficando preso na abertura, o que provoca ainda mais dores e desconfortos.

Quais as causas da hérnia inguinal?

De maneira geral, as causas da hérnia inguinal estão associadas a fatores congênitos, nos casos de crianças e jovens que possuem essa condição, e a esforços físicos excessivos ao longo de muito tempo, acometendo majoritariamente os homens.

Ainda na fase embrionária, os testículos se formam na cavidade abdominal e são deslocados para a virilha posteriormente. Essa espécie de transporte acontece por meio de um canal, que deve sumir antes do parto. Se esse canal não cicatriza como deveria, a região se torna favorável para o extravasamento de órgãos da cavidade abdominal.

O enfraquecimento da parede abdominal também pode ocorrer ao longo da vida devido a questões, como obesidade, esforço físico excessivo, envelhecimento e gravidez. Essas situações são causas da hérnia inguinal por provocarem o aumento da pressão dentro do abdômen, tornando a região propensa a aberturas por onde os órgãos atravessam e formam hérnias.

Outros fatores que estão relacionados às causas da hérnia inguinal são:

  • Homens em idade superior a 50 anos;
  • Consumo de cigarro;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Traumas abdominais;
  • Cirurgias anteriores na região abdominal;
  • Histórico familiar de hérnia inguinal.

Saiba o que pode causar a hérnia inguinal e mantenha-se informado!

Agende uma consulta

Diagnóstico e tratamento da hérnia inguinal

O diagnóstico é feito a partir das queixas do paciente e do exame médico em consultório. O especialista avalia a região e solicita que o paciente tussa, o que evidencia a protuberância. A palpação também permite localizar massas sugestivas. Exames de imagem, como o ultrassom, podem ser solicitados para a confirmação.

O tratamento é a cirurgia. Na operação, o órgão é reposicionado, a abertura é reparada e uma tela é colocada para reforçar a sustentação da parede abdominal, evitando que o problema apareça novamente. Mesmo hérnias pequenas devem ser investigadas e acompanhadas para controlar os riscos.

Independentemente das causas da hérnia inguinal, essa condição precisa ser diagnosticada e tratada de forma precoce para evitar complicações. Entre as mais comuns estão o encarceramento, o estrangulamento e a perfuração do órgão extravasado pela hérnia.

Qual profissional realiza o tratamento cirúrgico da hérnia inguinal?

O tratamento cirúrgico é realizado por um cirurgião especializado no aparelho digestivo. Esse profissional domina os sintomas e as causas da hérnia inguinal, sendo capaz de escolher a técnica adequada e individualizada para cada paciente, visando a saúde, o bem-estar e a rápida recuperação.

Por isso, é indicada a escolha do profissional com experiência no procedimento a ser realizado. É possível verificar as credenciais médicas e as avaliações de outras pessoas que passaram pela mesma operação ao realizar pesquisas na internet. Esses cuidados garantem maior segurança em todas as etapas do tratamento.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.

Fontes:

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva