Condição afeta cerca de 20% da população brasileira e causa uma série de incômodos que interferem no bem-estar do paciente
Muitas pessoas já sofreram ou sofrem de refluxo gastroesofágico, uma condição caracterizada pelo retorno involuntário do conteúdo estomacal para o esôfago, causando incômodos como azia, queimação, dores e inflamação na parede do órgão.
Para entender melhor o que causa o refluxo gastroesofágico, precisamos analisar o funcionamento do sistema digestivo. O esôfago conecta a faringe ao estômago e sua função é conduzir o alimento entre esses órgãos. A válvula, chamada esfíncter, se abre para permitir a passagem dos alimentos entre o estômago e esôfago e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico retorne ao esôfago.
O funcionamento inadequado do esfíncter é uma das causas do refluxo gastroesofágico, mas existem outras que vamos comentar a seguir.
Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Possíveis causas do refluxo gastroesofágico
Como a mucosa que reveste o esôfago não está preparada para receber esse o tipo de substância presente no estômago, ocorre irritação e sintomas do refluxo. As principais causas do refluxo gastroesofágico são:
- Alterações anatômicas ou no funcionamento do esfíncter, que funciona como uma válvula que se abre e fecha para permitir a passagem de alimentos do esôfago para o estômago e impedir seu retorno;
- Uso de medicamentos como alguns anti-histamínicos e antidepressivos;
- Fragilidade dos músculos da região;
- Hérnia de hiato, condição em que parte do estômago se desloca para a cavidade torácica através do diafragma. Como o hiato esofágico é o orifício por onde o esôfago passa do tórax ao abdômen, a presença de hérnia pode alargar esse canal e alterar o funcionamento do esfíncter.
Outras causas do refluxo gastroesofágico que podemos citar são o excesso de peso, consumo de bebidas alcóolicas, gasosas e com cafeína, consumo de alimentos gordurosos, tabagismo e refeições muito volumosas antes de dormir.
Quais os sintomas do refluxo gastroesofágico?
As causas do refluxo gastroesofágico podem provocar uma série de sintomas incômodos ao paciente, os principais são:
- Azia e queimação que acomete a boca do estômago e pode atingir a garganta;
- Forte dor torácica, que pode ser confundida com infarto do miocárdio ou angina;
- Sensação de “bolo” na garganta;
- Sensação de peso no estômago;
- Dificuldade para engolir os alimentos;
- Tosse seca após as refeições;
- Indigestão;
- Ocorrência de doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e crises de asma.
Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Opções de tratamento para o refluxo gastroesofágico
Apesar de ser uma condição comum, que atinge até 20% da população brasileira, o refluxo gastroesofágico precisa ser tratado adequadamente, pois inflamações recorrentes na parede do esôfago podem causar complicações mais sérias e levar até ao surgimento de um câncer.
O tratamento clínico é a primeira opção para tratar o refluxo gastroesofágico e controlar os sintomas. Alguns medicamentos são indicados para controlar a acidez estomacal e acelerar o esvaziamento gástrico, mas o paciente também é orientado a mudar alguns hábitos que contribuem para as causas do refluxo gastroesofágico, entre eles:
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas, gasosas e com cafeína;
- Interromper o tabagismo;
- Ter uma alimentação equilibrada, livre de alimentos gordurosos;
- Praticar atividade física;
- Controlar o peso corporal;
- Comer pequenas quantidades em refeições distribuídas ao longo do dia;
- Não se deitar logo após as refeições.
Se o tratamento clínico não for capaz de melhorar o quadro do paciente ou houver alguma outra complicação, pode ser necessária a realização de cirurgia para confeccionar uma válvula antirrefluxo. O procedimento pode ser feito de maneira convencional, por videolaparoscopia ou cirurgia robótica.
Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Qual profissional trata o refluxo gastroesofágico?
O gastroenterologista é o profissional que cuida das doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Ele é capaz de diagnosticar as causas do refluxo gastroesofágico, assim como o cirurgião especialista em hérnia abdominal, já que a hérnia de hiato é uma das causas do refluxo gastroesofágico.
Entre em contato com o Dr. Wilson Martinuzzo e agende já sua consulta.
Fontes: