Procedimento é realizado em casos de inflamação ou pedras na vesícula
A colecistectomia é a cirurgia de retirada de vesícula. O procedimento é realizado quando são detectadas doenças na vesícula biliar, principalmente nos casos de cálculos biliares (também chamados de pedra na vesícula) ou condições inflamatórias mais graves.
A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado logo abaixo do fígado, que têm a função de armazenar a bile, uma substância produzida pelo fígado que atua diretamente na digestão de nutrientes como as gorduras.
Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre quando é indicada e como é realizada a cirurgia de retirada de vesícula.
Como é realizada a cirurgia de retirada da vesícula?
A cirurgia de retirada de vesícula tem como finalidade a remoção completa do órgão. Ela é feita em ambiente hospitalar, no centro cirúrgico e com o paciente sob anestesia geral. A cirurgia pode ser feita por via aberta, quando a vesícula é acessada por meio de uma incisão, mas, atualmente, a grande maioria dos procedimentos são realizados por via laparoscópica.
Na cirurgia de retirada de vesícula por videolaparoscopia, são feitas pequenas incisões no abdômen, de 5 a 10mm, por onde passam os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera que gera imagens em uma tela para guiar o cirurgião.
Existe, ainda, a possibilidade se realizar a cirurgia de retirada de vesícula por via robótica. O procedimento se assemelha à laparoscopia, com a realização de pequenas incisões. No entanto, os instrumentos são operados por um aparelho robótico, que, por sua vez, é controlado remotamente pelo cirurgião. Isso garante maior precisão no procedimento.
De forma geral, a colecistectomia pode ser indicada tanto de forma urgente, quando os sintomas são muito graves ou o problema na vesícula oferece riscos iminentes ao paciente, ou de forma programada, quando é possível determinar o melhor momento para a realização do procedimento.
Como é o pós-operatório da cirurgia de retirada da vesícula?
Para que o paciente se recupere bem da cirurgia de retirada de vesícula, é importante que siga diversas orientações durante o pós-operatório. Vamos conhecê-las a seguir.
Quais são as principais recomendações e restrições pós cirurgia?
Após a cirurgia para retirada da vesícula, é importante que o paciente se atente às seguintes recomendações e restrições:
- Manter repouso relativo;
- Não praticar atividades físicas até a liberação médica;
- Evitar dirigir por, pelo menos, 7 dias após o procedimento;
- Não consumir alimentos gordurosos;
- Tomar as medicações e cuidados com os curativos, de acordo com a recomendação do médico.
Quais orientações para cicatrização?
Para que a ferida cirúrgica cicatrize corretamente após a cirurgia de retirada de vesícula, é importante observar alguns cuidados, tais como manter o local sempre seco e higienizado e trocar os curativos de acordo com a orientação médica.
Além disso, vale lembrar que sintomas como dor ou desconforto abdominal são comuns e esperados. É importante ficar atento se esses sintomas se agravarem ou não se resolverem com medicação. Nesses casos, o paciente deve entrar em contato imediato com o médico.
Por quanto tempo é recomendado ficar de repouso?
O repouso após a cirurgia de retirada de vesícula pode variar, mas, na maioria dos casos em que o procedimento é realizado por vias laparoscópicas ou robóticas, o paciente já consegue retomar boa parte de sua vida normal após sete dias.
Quais são as complicações mais pertinentes pós cirurgia da retirada da vesícula?
A cirurgia de retirada de vesícula é, quase sempre, um procedimento seguro em que o paciente se recupera muito bem. No entanto, é sempre importante lembrarmos dos possíveis riscos, ainda que mínimos, de complicações que podem ocorrer após o procedimento. São eles:
- Lesões nas vísceras abdominais;
- Sangramentos;
- Infecções pós-cirúrgicas;
- Inflamação do fígado ou do pâncreas;
- Diarreia e outras alterações intestinais.
Quando procurar um médico?
Os sintomas de problemas na vesícula são fortes dores abdominais (principalmente na parte superior), sensação de estufamento, náuseas, vômitos e, em alguns casos, febre. Ao perceber esses sintomas, é muito importante procurar atendimento de um médico especialista o mais rápido possível.
Nesses casos, é fundamental procurar um médico gastroenterologista ou um cirurgião especialista em tratar problemas do sistema digestivo. Caso o diagnóstico se confirme, o paciente deve ser encaminhado para a cirurgia de retirada de vesícula.
Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Fontes:
Dr. Wilson Martinuzzo
Manual MSD