Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia robótica para hérnia abdominal
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
14/04/2023
4 min. de leitura

Procedimento é minimamente invasivo e proporciona um tratamento com maior precisão e recuperação mais tranquila

A hérnia abdominal ocorre quando há escape de tecidos e órgãos pela parede interna do abdômen, conferindo ao local uma aparência protuberante. Pode ser causada por malformação ou enfraquecimento do tecido da parede abdominal, e precisa ser tratada o quanto antes, uma vez que o estrangulamento de órgãos através da abertura pode ser grave.

O principal tratamento para a hérnia abdominal é a cirurgia. O procedimento pode ser realizado de forma tradicional (aberta) ou por vias minimamente invasivas, como a cirurgia robótica para hérnia abdominal, que vem sendo cada vez mais realizada pelo fato de ser mais precisa e ter menos riscos de complicações.

Como funciona a cirurgia robótica de hérnia

A cirurgia robótica para hérnia abdominal na operação da a região afetada pela doença com o auxílio de um robô. Para isso, ele fica sentado em um espaço com um painel com controles manuais pedais, por meio do qual controla os braços robóticos que manuseiam os equipamentos de operação.

O equipamento também contém uma tela, que reproduz, em três dimensões, imagens captadas em altíssima definição por uma câmera introduzida e guiada junto aos instrumentos cirúrgicos. Assim, mesmo controlando remotamente, o cirurgião consegue visualizar todo o procedimento.

Os braços robóticos são articulados e flexíveis, o que permite uma amplitude de movimento maior do que nas cirurgias de hérnia tradicional e laparoscópica. Por meio de pequenas incisões, os instrumentos trabalham de acordo com os movimentos orientados pelo cirurgião, fazendo a reinserção do órgão e o fechamento da abertura de forma mais precisa. Em alguns casos, pode ser necessário colocar uma tela cirúrgica para evitar recidivas da hérnia.

A cirurgia robótica para hérnia abdominal é sempre realizada em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral. O tempo de duração depende da área em que a hérnia está localizada e da gravidade do problema.

Vantagens da cirurgia robótica para hérnia

As cirurgias robóticas começaram a ser realizadas no final da década de 1990, quando os equipamentos foram desenvolvidos para auxiliar o cirurgião a realizar um procedimento mais preciso e o paciente a ter uma melhor recuperação em relação às cirurgias tradicionais. Por esse motivo, esse tipo de procedimento tem sido cada vez mais adotado em diversas especialidades médicas.

Nesse contexto, a cirurgia robótica para hérnia abdominal tem sido uma escolha cada vez mais frequente no tratamento dessa patologia, pois tem diversas vantagens em relação às cirurgias tradicionais de hérnia, como:

  • Maior precisão e segurança nos movimentos;
  • Incisões menores, que proporcionam cicatrizes com melhor resultado estético;
  • Melhor visualização, com imagens em alta definição que podem ser ampliadas;
  • Otimização do tempo de cirurgia;
  • Diminuição do tempo de internação;
  • Recuperação menos restritiva, menos dolorosa e com poucos riscos de complicações.

Por esse motivo, é sempre vantajoso encontrar um profissional que seja apto e ofereça a possibilidade de realizar a cirurgia robótica para hérnia abdominal, desde que haja a devida indicação para o procedimento.

Para quem ela é indicada

A indicação da cirurgia robótica para hérnia abdominal depende de uma análise clínica do paciente. Primeiramente, a hérnia deve ser diagnosticada por meio de exame físico e exames de imagem, como a ultrassonografia, para determinar o quanto do órgão está herniado. No caso de hérnias graves, com estrangulamento, a recomendação de cirurgia é em caráter emergencial.

O púnico tratamento permanente contra qualquer tipo de hérnia é o cirúrgico, sendo que a grande maioria dos casos diagnosticados possibilitam a realização da cirurgia robótica para hérnia abdominal. Em alguns casos, no entanto, pode ser necessária uma intervenção tradicional ou por videolaparoscopia, dependendo da localização e da gravidade da hérnia.

Cuidados pós-operatórios

De modo geral, o pós-operatório da cirurgia robótica para hérnia abdominal é mais simples e tranquilo que a recuperação da cirurgia aberta tradicional ou por videolaparoscopia. Ainda assim, é importante ter atenção a alguns cuidados, como:

  • Tomar as medicações prescritas pelo médico e nunca se automedicar;
  • Praticar atividades diárias gradativamente, de acordo com a liberação médica;
  • Esperar pelo menos 30 dias para realizar atividades de impacto e carregar peso;
  • Consumir maior quantidade de água e alimentos que auxiliem o bom funcionamento do intestino;
  • Comunicar ao médico qualquer sinal de complicação e comparecer a todas as consultas de reavaliação.

Saiba mais sobre a cirurgia robótica para hérnia abdominal e outros tratamentos com o Dr. Wilson Martinuzzo. Entre em contato e agende sua consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Manual MSD