O procedimento é o único capaz de tratar o problema de forma definitiva
A cirurgia de hérnia inguinal é o procedimento indicado para tratar a hérnia inguinal, um tipo de hérnia abdominal que ocorre na região da virilha. Ela é caracterizada pelo surgimento de um caroço ou abaulamento causado pela protusão ou escape de partes do intestino através de uma abertura na parede muscular interna.
Em geral, o defeito na parede muscular ocorre por causas como histórico familiar, envelhecimento, excesso de peso, esforços físicos constantes, gravidez e tosse. A não ser que esteja encarcerada ou estrangulada — complicações graves que necessitam de tratamento imediato —, a hérnia inguinal não tem sintomas além da protusão e, em alguns casos, dor local.
Para tratar a condição, a indicação da cirurgia de hérnia inguinal é quase sempre feita. Acompanhe, neste conteúdo, como é feito o procedimento e em quais circunstâncias ele é realizado.
Quero tratar uma hérnia inguinal!
Quando é indicada a cirurgia de hérnia inguinal?
O procedimento cirúrgico é o único método de tratamento capaz de reverter qualquer tipo de hérnia abdominal. Isso quer dizer que a cirurgia de hérnia inguinal é indicada em praticamente todos os pacientes diagnosticados, a não ser nos casos em que o risco cirúrgico seja maior do que os riscos da própria hérnia.
Geralmente, a hérnia inguinal não causa sintomas graves e, por isso, a cirurgia não precisa ser realizada necessariamente com urgência. No entanto, em alguns casos, a protusão pode ficar presa na abertura da parede muscular, levando a uma complicação chamada de encarceramento. Essa complicação precisa ser tratada com uma cirurgia de hérnia inguinal de urgência, porque pode levar ao estrangulamento da hérnia, uma situação potencialmente grave que ocorre quando o suprimento de sangue para os tecidos protusos é bloqueado.
Diagnóstico da hérnia inguinal
A cirurgia de hérnia inguinal é indicada após o diagnóstico, que é principalmente clínico, apoiado em exames de imagem. No consultório, o médico é capaz de identificar a hérnia inguinal a partir da análise dos sintomas relatados pelo paciente e de um exame físico.
Para confirmar o diagnóstico, entender a extensão da protusão e identificar possíveis complicações, podem ser realizados alguns exames de imagem, como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
A partir desses dados, o médico especialista consegue entender a extensão do problema e se a cirurgia de hérnia inguinal deve ou não ser realizada com urgência.
Saiba se o tratamento cirúrgico é indicado para seu caso!
Como é feita a cirurgia de hérnia inguinal?
A cirurgia de hérnia inguinal tem como principais objetivos o reposicionamento do conteúdo protuso e o fechamento da abertura na parede muscular. Em alguns casos, pode ser colocada uma tela para reforçar o tecido e evitar que novas hérnias se formem no futuro.
Em geral, a cirurgia pode ser realizada de três maneiras distintas: cirurgia aberta, cirurgia por videolaparoscopia e cirurgia robótica.
Cirurgia aberta
A cirurgia aberta de hérnia inguinal é um método que, nos dias de hoje, só é realizado em casos extremamente graves, quando os outros métodos não podem ser realizados. Como o nome sugere, é uma cirurgia realizada de forma aberta, com uma incisão na área herniada.
Cirurgia por videolaparoscopia
A cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia é a técnica mais realizada atualmente. Nela, pequenas incisões — geralmente de no máximo 1 centímetro — são realizadas para que os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera tenham acesso à área a ser tratada. Assim que os procedimentos são realizados, as incisões são fechadas. Por ser um procedimento minimamente invasivo, a videolaparoscopia tem um período de recuperação muito mais rápido e seguro do que a cirurgia aberta.
Cirurgia robótica
A cirurgia robótica possibilita o tratamento da hérnia inguinal por meio de uma videolaparoscopia controlada remotamente pelo cirurgião, em que os movimentos dos instrumentos são realizados por um robô. Nesse tipo de cirurgia de hérnia inguinal, as imagens geradas são vistas em alta qualidade pelo médico. Com esse procedimento, é possível ter uma precisão cirúrgica ainda maior, possibilitando mais segurança para o paciente.
Quais os riscos da cirurgia de hérnia inguinal?
Assim como qualquer cirurgia, a de hérnia inguinal é passível de algumas complicações, tais como:
- Sangramentos e hematomas;
- Acúmulo de líquido;
- Infecções pós-cirúrgicas;
- Lesões intestinais;
- Recidiva da hérnia inguinal.
Ainda que esses riscos existam, a maioria dos procedimentos tem uma recuperação muito tranquila. Estima-se que menos de 1% dos pacientes que passam pela cirurgia de hérnia inguinal tenha algum tipo de complicação durante ou após o procedimento, o que faz esse tratamento ser considerado muito seguro.
Quero tratar uma hérnia inguinal!
Cuidados pré e pós-operatórios
Os cuidados pré-operatórios da cirurgia de hérnia inguinal incluem a realização de exames laboratoriais e de imagem para avaliar a gravidade do problema e o estado geral de saúde do paciente, além de cuidados nos dias anteriores ao procedimento para evitar o agravamento da hérnia. Esses cuidados incluem, principalmente, evitar esforços físicos.
Após a cirurgia de hérnia inguinal, o paciente deve se atentar a diversos cuidados pós-operatórios para garantir que a recuperação se consolidará de forma correta. Entre eles, podemos mencionar:
- Não dirigir por pelo menos sete dias;
- Não fazer qualquer tipo de esforço físico, principalmente que envolva o levantamento de pesos, nos primeiros 30 dias após o procedimento;
- Tomar os cuidados recomendados com os curativos (higiene e troca);
- Manter uma dieta equilibrada e que favoreça um bom trânsito intestinal, para evitar qualquer esforço durante a evacuação;
- Tomar todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião durante o pós-operatório.
Algumas recomendações podem variar de acordo com a técnica cirúrgica realizada e com a gravidade da hérnia. Principalmente nos casos em que o procedimento é realizado por vias minimamente invasivas, o paciente consegue recuperar a maior parte da capacidade de realizar suas atividades cotidianas depois de 30 dias.
Qual profissional realiza a cirurgia de hérnia inguinal?
A cirurgia de hérnia inguinal deve ser realizada por um médico cirurgião especialista e experiente em cirurgias do aparelho digestivo, especialmente no tratamento de hérnias abdominais em geral. Esse profissional é capaz de ter um olhar mais direcionado para o problema, o que garante resultados mais seguros para o paciente.
O Dr. Wilson Martinuzzo possui mais de 30 anos de experiência na realização de procedimentos como a cirurgia de hérnia inguinal e é um dos pioneiros em cirurgias minimamente invasivas desse tipo no Brasil. Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
