Algumas atitudes no dia a dia podem prevenir que as hérnias abdominais apareçam. Entenda a seguir.
As hérnias abdominais são extravasamento de tecidos ou órgão por meio de uma abertura na nas camadas da parede do abdômen, causando uma aparência protuberante ou abaulada. Elas podem ser congênitas, quando estão presentes desde o nascimento, ou terem causa adquirida por algum fator em específico.
Como elas podem surgir ao longo da vida, muitas pessoas têm dúvidas sobre como prevenir o aparecimento de hérnias. Alguns cuidados podem ser tomados no dia a dia para que o problema não apareça. Entenda a seguir.
Tipos de hérnia
Para entender como prevenir o aparecimento de hérnias, é importante conhecer sua classificação. As hérnias são classificadas de acordo com seu local de aparecimento, sendo as mais comuns:
- Hérnias epigástricas: surgem numa região chamada linha média do abdômen, entre o tórax e o umbigo.
- Hérnias umbilicais: aparecem em volta do umbigo. São mais comuns em bebês, quando não ocorre fechamento correto da abertura de passagem do cordão umbilical.
- Hérnias inguinais: ocorrem na virilha, perto da coxa. São mais frequentes em homens, e quando se estendem até os testículos são chamadas de hérnias inguinoescrotais.
- Hérnias incisionais: ocorrem sobre cicatrizes de incisões, muitas vezes cirúrgicas, que não fecharam adequadamente.
- Hérnias lombares: surgem na parte posterior do abdômen, próximo à região lombar.
Prevenção das hérnias
Podendo ser causadas por diversos fatores, como excesso de peso, grandes esforços físicos e má postura, as hérnias podem surgir em qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. Alguns casos, entretanto, podem ter relação com o histórico familiar, e essas pessoas devem ter cuidado redobrado ao adotar hábitos para prevenir o aparecimento de hérnias.
Manter o peso adequado
A obesidade é um dos fatores de risco para as hérnias abdominais. Isso ocorre porque o excesso de peso influencia diretamente as musculaturas da parede abdominal, enfraquecendo suas estruturas e favorecendo a formação de abertura. Esse também é um fator de risco para o rápido agravamento da hérnia em quem já é diagnosticado com o problema.
No entanto, é possível prevenir o aparecimento de hérnias mantendo o peso adequado, principalmente as pessoas com histórico familiar do problema. Para isso, deve-se manter uma alimentação equilibrada, realizar exercícios físicos com orientação e fazer acompanhamento médico periódico.
Evitar o carregamento de pesos
Carregar pesos é um esforço físico muito comum. No entanto, essa ação sobrecarrega os músculos da parede abdominal. Dessa forma, favorece seu enfraquecimento e possibilita a formação de aberturas.
Por isso, é importante evitar o carregamento de pesos ou encontrar uma alternativa à essa ação sempre que houver possibilidade. Desse modo, é possível prevenir o aparecimento de hérnias porque os tecidos da parede abdominal são preservados por mais tempo. Pessoas que já têm hérnias também devem evitar ao máximo o carregamento de pesos.
Correção postural
Uma postura inadequada pode gerar sobrecarga em alguns pontos como a coluna e o abdômen. Portanto, uma postura correta melhora a estabilidade da coluna e dos músculos, sendo mais uma forma de prevenir o aparecimento de hérnias.
Cuidado na prática de exercícios
Assim como carregar pesos, os exercícios físicos também podem demandar grande esforço dos músculos abdominais que pode causar hérnias. Por isso, é importante se atentar à realização de exercícios que equilibrem o esforço realizado para não sobrecarregar essa região por muito tempo.
Para isso, é importante contar com a orientação de um profissional na hora de programar as atividades físicas. Dessa forma, além de prevenir o aparecimento de hérnias, é possível também prevenir outras complicações comumente relacionadas com exercícios físicos inadequados.
Consumir bons alimentos
A alimentação adequada é recomendação para prevenir diversas doenças, inclusive as hérnias abdominais. Um dos esforços físicos que mais exigem dos músculos abdominais é o da evacuação. Por isso, é importante evitar a prisão de ventre, que exige mais força nesse momento.
Os melhores alimentos que podem ser consumidos com a finalidade de prevenir o aparecimento de hérnias são os ricos em fibras. Diversas leguminosas, folhas verdes, frutas e grãos integrais são ricos na substância, que atua facilitando o trânsito intestinal.
Riscos que a hérnia leva à saúde
O principal risco de complicação de uma hérnia é o encarceramento, também chamado de estrangulamento. Quando essa situação ocorre, a parte do intestino extravasada fica presa fora da abertura, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja diminuído ou bloqueado, podendo levar à necrose (morte) dos tecidos.
Essa complicação costuma causar muita dor na região e é considerada uma emergência médica, que precisa ser tratada por meio de cirurgia imediatamente. À medida que o tempo passa, o tratamento fica mais difícil e a complicação pode levar a danos permanentes no abdômen e até mesmo a morte.
Tratamento para as hérnias
De modo geral, o tratamento para as hérnias abdominais é o cirúrgico. O principal objetivo do procedimento é reposicionar tecidos e órgãos extravasados pela abertura na parede abdominal e fechá-la. Em alguns casos, por causa do enfraquecimento muscular, pode ser colocada uma tela para evitar que a hérnia retorne.
O procedimento pode ser realizado de forma tradicional, aberta, ou de forma minimamente invasiva, seja pelo método laparoscópico ou pelo método robótico. A recuperação exige um período de mínimo esforço físico e cuidados com a alimentação.
Saiba mais sobre como prevenir o aparecimento de hérnias e outras complicações. Entre em contato com o Dr. Wilson Martinuzzo e agende uma consulta.
Fontes: