Essa técnica inovadora possibilita operar áreas de difícil acesso com maior precisão e segurança
A cirurgia robótica representa um avanço tecnológico para a Medicina, uma vez que possibilita o acesso a áreas corporais mais difíceis de forma mais precisa e menos invasiva. Para isso, o cirurgião controla remotamente braços robóticos que executam o procedimento por meio de pequenas incisões, por onde os instrumentos cirúrgicos também são passados.
O Dr. Martinuzzo é um dos pioneiros na realização dessa técnica no Brasil, disponibilizando as diversas vantagens da cirurgia robótica a seus pacientes. A seguir, saiba como ela funciona e os benefícios que ela proporciona tanto para o paciente quanto para o cirurgião.
Como a cirurgia robótica funciona?
Na cirurgia robótica, o cirurgião realiza a operação com o auxílio de um console que controla os movimentos do robô, enquanto um médico auxiliar permanece ao lado do paciente. O robô transmite imagens tridimensionais em alta resolução, que permite a visualização de órgãos e de vasos sanguíneos com exatidão.
Além de obter uma imagem ampliada e detalhada da área em operação, os sensores da máquina transmitem informações em tempo real para o console do cirurgião, o que possibilita que o especialista sinta até mesmo a pressão e a resistência dos tecidos durante a intervenção em alguns casos.
Evolução da cirurgia robótica no Brasil
A cirurgia robótica é feita no Brasil desde 2008. Considerando o período entre 2018 e 2023, a quantidade de aparelhos aumentou de 51 para 111 e o número de cirurgias também cresceu, de 17 mil para 88 mil. No começo, a utilização da nova técnica era focada nos procedimentos urológicos, como prostatectomias.
Devido às vantagens da cirurgia robótica, a aplicação da técnica se ampliou para áreas distintas, sendo encontrada nas cirurgias:
- Colorretais, em vários tratamentos de doenças do trato gastrointestinal, como doença de Crohn e colite ulcerativa;
- Ginecológicas, focadas nos procedimentos de remoção do útero, de miomas uterinos e no tratamento da endometriose;
- Torácicas, em especial para retirar parte do pulmão e tratar câncer no órgão;
- Cardíacas, como nos casos da operação de revascularização miocárdica, conhecida como ponte de safena, e de válvula cardíaca.
Vantagens da cirurgia robótica
Existem várias vantagens da cirurgia robótica, que beneficiam tanto o paciente quanto o cirurgião. As principais delas são:
Precisão e controle aprimorados
O equipamento robótico recebe os impulsos necessários para a realização da cirurgia e os traduz em manipulação segura dos instrumentos com movimentos mais precisos do que a mão humana. Além disso, o console filtra possíveis tremores do cirurgião, refinando e estabilizando os movimentos.
Atuação mais precisa e menos invasiva
O aprimoramento da precisão e a realização de uma técnica menos invasiva são outras das vantagens da cirurgia robótica. Além de permitir a manipulação delicada e precisa dos tecidos, nesse tipo de cirurgia as incisões costumam ser menores, diminuindo o trauma nos tecidos ao redor da área operada.
Recuperação rápida
Por ser menos invasiva e produzir menos traumas aos tecidos, os pacientes submetidos a essa técnica costumam se recuperar de forma mais rápida e com menor risco de complicações. Isso também significa que o paciente sente menos dores e desconfortos no pós-operatório, além de que permanece internado por pouco tempo, o que também compõe as vantagens da cirurgia robótica.
Melhor visualização
Como o equipamento robótico fornece uma visão tridimensional de alta resolução e amplitude da área cirúrgica, o cirurgião consegue visualizar a anatomia e os tecidos com um maior detalhamento. Essas características compõem as vantagens da cirurgia robótica, tornando o procedimento mais seguro ao possibilitar o acesso e a identificação de estruturas importantes e complexas.
Maior conforto para o cirurgião
O cirurgião também se beneficia das vantagens da cirurgia robótica. O console que comanda o robô pode ser ajustado para a altura e a inclinação ideal para o profissional, facilitando a execução mesmo durante longos períodos. Outros recursos úteis são a redução de tremores e a visão ampliada, que diminuem o esforço físico e a necessidade de se inclinar sobre o paciente na busca por visualização adequada.
Diminuição dos riscos de sangramentos e infecções
A redução da possibilidade de danificar os vasos sanguíneos também faz parte das vantagens da cirurgia robótica. Como a técnica permite a manipulação dos tecidos com maior delicadeza e precisão, os riscos de provocar sangramentos são menores. Também existe uma chance reduzida de desenvolver infecções devido ao menor tempo de internação.
Dr. Wilson Martinuzzo: especialista em cirurgia robótica
O Dr. Wilson Martinuzzo é especialista e um dos pioneiros da cirurgia robótica no Brasil. Atuando há mais de 30 anos como cirurgião geral, possui experiência no tratamento de diversas doenças, como hérnias abdominais e tumores em órgãos digestivos. Com atendimento humanizado, o especialista busca o procedimento adequado para a condição do paciente.
Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo – https://clinicawmartinuzzo.com.br/agendar-primeira-consulta/.
Fonte:
Jornal da USP