Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Diagnóstico da hérnia abdominal: como é realizado?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
17/08/2024

Exames físico e de imagem fazem parte do diagnóstico da hérnia abdominal

A hérnia abdominal consiste no escape de parte de um órgão através de um orifício na parede do abdômen. Essa parede sustenta e protege os órgãos, mas pode ser enfraquecida devido a diversos fatores, como defeito congênito, traumas, lesões, esforço físico excessivo, gravidez e obesidade.

Ainda que possa ser assintomática, algumas pessoas sofrem com os sintomas desencadeados por essa condição e até mesmo com as complicações, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia. Portanto, o diagnóstico da hérnia abdominal é fundamental para o início precoce do tratamento.

Tipos de hérnias abdominais

Antes de saber como é o diagnóstico da hérnia abdominal, é importante saber que existem diferentes tipos, que se distinguem em relação à localização e às características clínicas. São elas: inguinais, incisionais (ventrais), umbilicais, epigástricas e de Spiegel. A hérnia inguinal é a mais comum, acometendo majoritariamente homens e aparecendo na região da virilha.

As hérnias incisionais aparecem em segundo lugar quanto à incidência e surgem em cicatrizes de cirurgias anteriores. A protusão pode acontecer semanas, meses ou até anos depois da operação. As hérnias umbilicais aparecem perto do umbigo, as epigástricas surgem na linha alba, região entre peitoral e umbigo, e as hérnias de Spiegel se desenvolvem na lateral dos músculos retos abdominais.

Sintomas das hérnias abdominais

Muitos pacientes são assintomáticos e queixam-se apenas da protuberância perceptível no abdômen ao procurar o médico para o diagnóstico da hérnia abdominal. Outras pessoas relatam dores e inchaços na região afetada, que aparecem e somem de forma espontânea.

Dependendo da gravidade do quadro, os sintomas podem ser maiores, sinalizando até mesmo complicações, como o encarceramento. Geralmente, a hérnia consegue se movimentar e retornar por meio do orifício na parede abdominal. Em casos mais graves, ela fica presa e sofre com o bloqueio da circulação sanguínea, exigindo tratamento urgente. Os sintomas comuns são:

  • Dor intensa e intermitente;
  • Vermelhidão;
  • Náuseas e vômitos;
  • Necrose.

Diagnóstico da hérnia abdominal: como é realizado?

O diagnóstico da hérnia abdominal envolve várias análises, a começar pelo histórico médico e o exame físico. Em consultório, o médico realiza a palpação nas regiões em que a hérnia pode ser encontrada. Como em muitos casos a hérnia fica evidente após algum esforço físico, o paciente costuma ficar de pé e ter que fazer alguns procedimentos, como tossir.

Para confirmar o diagnóstico da hérnia abdominal e descartar outras patologias, o médico solicita exames de imagem. A ultrassonografia e a tomografia computadorizada auxiliam na investigação detalhada, oferecendo dados sobre as dimensões das hérnias.

Qual profissional realiza o diagnóstico da hérnia abdominal?

O diagnóstico da hérnia abdominal pode ser feito por médicos de especialidades diferentes, como o cirurgião geral com experiência no aparelho digestivo. Esses profissionais estão capacitados para examinar, analisar os exames de imagem e realizar o tratamento cirúrgico, único modo efetivo de corrigir uma hérnia da parede abdominal.

Por isso, é comum que o paciente receba o encaminhamento para o cirurgião mesmo quando ele passa por outros profissionais para o diagnóstico da hérnia abdominal, em particular quando os sintomas são mais significativos. Afinal, a evolução do problema sem intervenção pode comprometer seriamente a saúde.

Como tratar a hérnia abdominal?

Após o diagnóstico da hérnia abdominal, o médico indica o tratamento adequado para o paciente, considerando a gravidade dos sintomas, as dimensões da hérnia e a localização. Em algumas situações mais simples, o especialista opta pelo monitoramento durante um período, recomendando evitar esforços excessivos, como levantar objetos pesados.

Porém, o tratamento de resolução da hérnia abdominal é cirúrgico. A cirurgia costuma ser indicada para protusões que aumentam ao longo do tempo, que provocam sintomas intensos ou que apresentam risco de complicações. O procedimento pode ser feito por cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica e tem o objetivo de reposicionar o tecido herniário e fechar a abertura na parede abdominal.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo – https://clinicawmartinuzzo.com.br/agendar-primeira-consulta/.

Fontes:

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal