Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite
15/08/2024

Apesar de produzirem alguns sintomas parecidos, essas condições médicas possuem localização e causas distintas

Não são todas as sensações de queimação no estômago que requerem intervenção. Porém, quando elas se tornam frequentes e intensas, surge a necessidade de buscar ajuda médica. Refluxo gastroesofágico e gastrite estão entre as causas mais comuns de desconfortos estomacais.

Como ambas possuem sintomas parecidos, a investigação e o diagnóstico são fundamentais para identificar a origem dos incômodos e iniciar o tratamento antes do surgimento de complicações. Apesar da similaridade, existem algumas diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite. Saiba quais são elas a seguir.

O que é refluxo gastroesofágico?

No processo de digestão, os alimentos mastigados passam pela faringe e chegam ao estômago por meio do esôfago, que é um tubo que liga essas estruturas. O esfíncter esofágico, uma espécie de válvula entre o esôfago e o estômago, abre-se para a passagem dos alimentos e fecha-se para impedir que o suco gástrico do estômago entre em contato com o esôfago.

O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago devido ao mau funcionamento do esfíncter. A mucosa do esôfago não é preparada para ter contato com o material ácido refluído, o que resulta em lesões e desconfortos.

Causas e sintomas do refluxo gastroesofágico

Problemas no esfíncter esofágico estão entre as principais causas do refluxo gastroesofágico, assim como a fragilidade na musculatura da região e a hérnia de hiato, condição em que uma parte do estômago se projeta para a cavidade torácica através da abertura entre esôfago e estômago.

Existem fatores que aumentam o risco de surgimento do refluxo gastroesofágico, como a obesidade, o aumento da pressão intra-abdominal, refeições volumosas pouco antes de deitar e a ingestão de alimentos irritativos, como café, chocolate, chá preto, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Os sintomas mais frequentes de refluxo gastroesofágico são:

• Queimação na boca do estômago e/ou garganta;
  • Regurgitação;
  • Tosse seca;
  • Rouquidão;
  • Dor torácica;
  • Sensação do alimento retornando;
  • Incômodo ao engolir;
  • Doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

O que é gastrite?

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste internamente o estômago. Esse órgão mantém uma camada mucosa de proteção contra o ácido produzido por ele mesmo. Se algum agente causa desequilíbrio e compromete a integridade da camada, o ácido lesiona a parede gástrica e causa a inflamação da gastrite.

A doença pode ser classificada como aguda ou crônica, dependendo da duração e da causa inflamatória. Enquanto a primeira possui curta duração e desenvolve-se de forma rápida, a segunda se estende por um longo prazo, persistindo por meses e até mesmo por anos.

Causas e sintomas da gastrite

A gastrite aguda costuma ser causada por um agente específico, como bactérias, vírus, anti-inflamatórios e outras medicações que irritam o estômago. A gastrite crônica possui maior relação com o estilo de vida, sendo consequência da má alimentação, do estresse, do sedentarismo e do consumo de bebidas alcóolicas e de tabaco. Os sintomas mais comuns são:

• Dor intensa no estômago;
  • Regurgitação;
  • Queimação na garganta;
  • Dor no peito após as refeições;
  • Náuseas e vômitos;
  • Indigestão;
  • Sensação de estufamento;
  • Perda de apetite;
  • Arroto frequente após a ingestão de alimentos.

Diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite

Apesar de provocarem desconfortos similares, existem fatores que diferenciam as duas doenças. Uma das principais diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite é quanto à localização, já que o refluxo atinge o esôfago e a gastrite é uma doença do estômago.

Além disso, existem sintomas que distinguem refluxo gastroesofágico e gastrite. A tosse seca, a rouquidão e os problemas pulmonares estão presentes apenas no refluxo gastroesofágico. Os incômodos da gastrite são mais concentrados no abdômen, sendo a dor no estômago um dos principais indícios.

Refluxo gastroesofágico e gastrite também possuem causas diferentes. O refluxo gastroesofágico surge devido ao mau funcionamento do esfíncter esofágico. A gastrite se origina a partir de uma inflamação da mucosa do estômago por motivos distintos, sendo a bactéria H. pylori um dos mais frequentes.

O diagnóstico constitui mais uma das diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite. Alguns dos exames do refluxo são a endoscopia digestiva alta, a pHmetria esofágica e a manometria esofágica. Os exames da gastrite podem ser testes de sangue para a detecção da bactéria H. pylori, endoscopia digestiva alta, biópsia gástrica e testes de função gástrica.

Tratamento para refluxo gastroesofágico e gastrite

O tratamento para o refluxo gastroesofágico costuma ser clínico. O médico prescreve medicamentos para a redução da produção de ácido estomacal e recomenda mudanças nos hábitos de vida, como a perda de peso, a diminuição da ingestão de bebidas e comidas que pioram o quadro clínico, o fracionamento da dieta e o cuidado para não se deitar após as refeições.

A cirurgia é recomendada para os pacientes que não obtiveram resultado satisfatório com a medicação e com as mudanças do estilo de vida, que possuem hérnia de hiato e que precisam da confecção de uma válvula antirrefluxo.

A gastrite é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas e para o controle de vírus e bactérias. É necessário suspender medicamentos irritativos que possam ser o motivo da doença. O tratamento também inclui a melhora da qualidade da alimentação, a redução do estresse, a prática de exercícios físicos e o abandono da bebida alcoólica e do tabaco. A cirurgia é opção para complicações, como úlceras.

Prevenção do refluxo gastroesofágico e gastrite

Algumas formas de prevenção de refluxo gastroesofágico e gastrite são parecidas. Eliminar o consumo de álcool e de tabaco são algumas delas. Além disso, é aconselhado evitar alimentos que aumentam a produção de ácido estomacal, como comidas picantes e gordurosas.

Também existem medidas preventivas específicas para cada caso de refluxo gastroesofágico e gastrite. Para prevenir o refluxo gastroesofágico, é preciso:

• Manter o peso saudável;
  • Evitar refeições volumosas, repartindo as porções ao longo do dia;
  • Não se deitar em seguida às refeições;
  • Dormir com a cabeça elevada;
  • Não utilizar roupas apertadas que pressionam o estômago.

Além dos cuidados mencionados para prevenir a gastrite, também é preciso evitar o uso excessivo de medicamentos irritantes, como ibuprofeno e aspirina, e controlar o estresse. Meditação, ioga e exercícios respiratórios são maneiras de se sentir mais relaxado.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo – https://clinicawmartinuzzo.com.br/agendar-primeira-consulta/.

Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)