Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Hérnia de Spiegel
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
6 min. de leitura

A Hérnia de Spiegel pode ser assintomática ou causas sintomas como sensibilidade e dor abdominal, devendo ser tratada com cirurgia

 A hérnia de Spiegel é uma anomalia rara da parede abdominal caracterizada pelo deslocamento de órgãos ou de gordura para fora do abdômen devido à fraqueza da parede muscular. Esse tipo de hérnia fica localizada entre o umbigo e o osso da bacia, podendo levar a complicações sem o tratamento adequado.

A única forma de tratar uma hérnia de Spiegel com sucesso é por meio da cirurgia. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Saiba mais sobre a hérnia de Spiegel e suas opções de tratamento!

Agende uma consulta

Causas e fatores de risco da Hérnia de Spiegel

A hérnia de Spiegel tem origem em um raro defeito na região anterolateral do abdômen, correspondendo entre 1 e 2% das hérnias da parede abdominal anterior. Ainda que possa acometer pessoas de todas as idades e sexos, a condição é mais comum em mulheres entre 40 e 70 anos de idade.

A hérnia de Spiegel pode ser congênita, quando aparece ao nascimento, ou adquirida, oriundas de situações que levam ao aumento da pressão intra-abdominal e ao enfraquecimento da musculatura da região. Alguns desses fatores são:

  • Doenças pulmonares crônicas;
  • Tosse crônica;
  • Múltiplas gestações;
  • Traumatismo abdominal;
  • Atividades laborais com esforço físico excessivo;
  • Ascite, que é o acúmulo de líquido com proteínas no interior do abdômen;
  • Doenças do tecido conjuntivo;
  • Cirurgias anteriores na região abdominal.

Determinadas condições, como idade, gravidez e histórico de cirurgia no abdômen podem enfraquecer a parede abdominal. Já atividades que demandam esforço físico, como levantamento de peso e tosse persistente, criam pressão excessiva nas paredes abdominais, que pode forçar órgãos a atravessarem, dando origem à hérnia de Spiegel.

Da mesma maneira, esforços intensos e repetitivos, muitas vezes em ambiente de trabalho, podem levar ao trauma da parede abdominal, como é o caso de trabalhadores da construção civil. Levantadores de peso também se enquadram nessa situação e devem se atentar a práticas seguras que reduzem os riscos de hérnias.

A hérnia de Spiegel apresenta sintomas?

Embora a doença possa ser assintomática, sensibilidade e dor abdominal são os sintomas mais associados à hérnia de Spiegel. É possível também notar uma massa saliente na região do abdômen. Outros sinais variam de acordo com cada paciente e com a evolução da condição, podendo ser observados vômitos e náuseas em casos de obstrução intestinal.

Nos casos em que a protuberância é visível no abdômen, ela costuma ser mais perceptível quando a pessoa permanece na posição vertical. Essa massa também pode ser mais dolorosa ao se alongar ou realizar algum movimento que requer esforço, desaparecendo ao repousar.

Diagnóstico da Hérnia de Spiegel

A hérnia de Spiegel é uma forma rara de hérnia, pode ser assintomática e possui características que podem ser facilmente negligenciadas ou confundidas com outras condições, o que torna o diagnóstico desafiador. Além disso, mesmo que o paciente apresente queixas ao médico, muitas vezes a massa não é evidente à inspeção ou à palpação.

Portanto, o diagnóstico com exame físico é inconclusivo, sendo necessário confirmá-lo por meio de exames, como a ultrassonografia abdominal, que fornece informações quanto às dimensões da hérnia e descarta outras enfermidades. A tomografia computadorizada também é uma opção para o diagnóstico da hérnia de Spiegel, em particular se existirem dúvidas ou possibilidade de complicações.

Como tratar a hérnia de Spiegel?

O tratamento para a hérnia de Spiegel é a cirurgia, que pode ser realizada por meio da metodologia tradicional, em que é feita uma incisão na extensão do abdômen, ou das técnicas videolaparoscópica e robótica, uma abordagem menos invasiva com cortes menores. A escolha entre as intervenções é feita considerando as particularidades do paciente e as especificidades da hérnia.

Em todas as metodologias cirúrgicas, os órgãos deslocados são posicionados nos locais de origem, a parede abdominal com defeito é reforçada com a inserção de uma tela cirúrgica e a abertura da hérnia é fechada, evitando que a hérnia apareça novamente.

Como é o pós-operatório?

A recuperação da operação de hérnia de Spiegel é rápida, estendendo-se por cerca de 2 semanas. As medidas a serem seguidas nessa fase variam de acordo com o quadro do paciente, mas os principais cuidados presentes no pós-operatório desse tipo de cirurgia incluem:

  • Obedecer ao repouso recomendado, em especial na primeira semana;
  • Tomar os medicamentos prescritos pelo médico;
  • Não carregar peso ou fazer esforços;
  • Não fazer atividades físicas por um mês;
  • Beber água para manter a hidratação adequada;
  • Ingerir alimentos ricos em fibras para evitar prisão de ventre;
  • Movimentar-se com cuidado e regularmente para evitar trombose.

Seguir as recomendações médicas diminui as chances de complicações. Ainda assim, é preciso prestar atenção aos sinais de que algo não vai bem no organismo. Dessa forma, o paciente deve buscar auxílio do médico se sentir febre, náusea, dor persistente mesmo sob medicação e vermelhidão na região operada.

Descubra como tratar a hérnia de Spiegel e melhorar sua qualidade de vida!

Agende uma consulta

Possíveis complicações da hérnia de Spiegel

A hérnia de Spiegel é uma condição propensa a complicações se o diagnóstico e o tratamento não forem realizados precocemente. O paciente está exposto a riscos, como peritonite, obstrução intestinal, encarceramento ou estrangulamento, em situações que o órgão extravasado fica preso no orifício feito no abdômen, deixando de receber sangue e oxigênio.

Se a hérnia de Spiegel evoluir para alguma dessas complicações, a cirurgia se torna uma emergência médica, o que significa que precisa ser realizada com uma urgência maior. Consequentemente, a operação se torna mais delicada e fica propensa a maiores intercorrências.

Dessa forma, o paciente também está exposto a riscos decorrentes da cirurgia para tratar a hérnia de Spiegel, como infecções, hematomas, seroma, recorrência da hérnia e danos às vísceras. Esses riscos podem ser minimizados com a escolha de um cirurgião experiente nesse tipo de operação e com o tratamento precoce.

Qual médico trata a hérnia de Spiegel?

O tratamento da hérnia de Spiegel é cirúrgico. Portanto, o médico que cuida dessa condição é o cirurgião especializado em cirurgia do aparelho digestivo, em particular com experiência em operações de hérnias abdominais. Esse profissional escolhe a técnica adequada considerando as especificidades do paciente e as características da hérnia.

Além de fazer a operação, o médico também realiza o acompanhamento durante todas as etapas do tratamento até a completa recuperação. Por isso, escolher um bom profissional está diretamente relacionado à saúde, à segurança e ao bem-estar do paciente.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.

Fontes:

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal