Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Hernioplastia bilateral: procedimento, recuperação e benefícios
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
08/02/2024
3 min. de leitura

Cirurgia é indicada para tratar hérnias abdominais que surgem de dois lados distintos

As hérnias abdominais são lesões que podem ser percebidas como uma espécie de caroço, inchaço ou abaulamento em uma área específica. Elas são causadas por uma abertura interna por onde se projetam tecidos ou partes do intestino e o único tratamento capaz de resolvê-las é a cirurgia de hérnia, também chamada de hernioplastia.

Existem casos em que as hérnias surgem de forma simultânea em dois lados do abdômen ou da virilha. Nesses casos, a cirurgia pode ser realizada para tratá-las ao mesmo tempo, sendo assim chamada hernioplastia bilateral. Saiba mais no conteúdo a seguir.

O que é a hernioplastia bilateral?

Como mencionado, a hernioplastia bilateral é a cirurgia de hérnias realizada, ao mesmo tempo, em lesões que aparecem em dois lados distintos da parede abdominal ou da virilha.

Definição do procedimento

Assim como a cirurgia de hérnia comum, a hernioplastia bilateral tem como finalidade ajustar o posicionamento dos órgãos ou tecidos protusos, fechar a abertura na parede abdominal e, se houver necessidade, colocar uma tela para reforçar a musculatura e evitar recidivas.

Tipos de hérnias tratadas

Ainda que qualquer tipo de hérnia abdominal possa se manifestar de forma bilateral, essa condição é mais comumente diagnosticada em hérnias do tipo inguinal, ou seja, que ocorrem na virilha.

Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.

Benefícios da hernioplastia bilateral

O principal benefício da hernioplastia bilateral é a possibilidade de realizar a cirurgia de uma só vez, corrigindo as hérnias em ambos os lados em apenas um procedimento, com apenas um pré-operatório e um pós-operatório, que costuma ser bastante tranquilo, uma vez que a maioria das hernioplastias é realizada por meio de métodos minimamente invasivos.

Como é realizada a hernioplastia bilateral?

Como já dito, a principal finalidade da hernioplastia bilateral é o reposicionamento dos tecidos herniados e o fechamento da abertura na parede abdominal. Nesse contexto, a cirurgia pode ser realizada das seguintes formas:

  • Cirurgia videolaparoscópica: uma microcâmera e os instrumentos cirúrgicos que realizarão o reposicionamento das hérnias são inseridos por meio de pequenas incisões (não muito maiores que 1 cm). Em alguns casos, podem ser colocadas telas para reforçar a região;
  • Cirurgia robótica: com pequenas incisões realizadas de forma semelhante à videolaparoscopia, no caso da cirurgia robótica, os instrumentos são manuseados por um robô operado remotamente pelo cirurgião;
  • Cirurgia aberta: realizada de forma tradicional, por meio de uma incisão nas áreas herniadas para que se corrija a protusão, a cirurgia aberta é muito raramente realizada nos dias de hoje.

As técnicas robóticas e por videolaparoscopia são as mais realizadas atualmente, tanto na hernioplastia bilateral quanto nas hernioplastias comuns, por corrigirem o problema de forma eficaz e minimamente invasiva.

Quero agendar minha consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.

Recuperação pós-hernioplastia bilateral

Após a hernioplastia bilateral, é importante que o paciente se atente aos cuidados indicados pelo cirurgião para as semanas de recuperação. Assim, a cicatrização ocorre de forma correta e sem maiores complicações.

Os principais cuidados que devem ser tomados nesse período não são muito diferentes de outros tipos de cirurgias de hérnia e incluem:

  • Não dirigir por pelo menos 5 dias após a cirurgia;
  • Não carregar peso ou fazer atividades que demandem esforço;
  • Ter uma dieta balanceada e que favoreça um bom trânsito intestinal;
  • Cuidar dos curativos com atenção à higienização e troca de acordo com as recomendações dos profissionais de saúde;
  • Evitar dormir em posições que fiquem sobre a área operada ou realizar movimentos que a forcem (como dobrar o corpo para frente);
  • Aguardar a liberação médica para retomar atividades cotidianas mais intensas, como o trabalho e a prática de atividades físicas.

Vale lembrar também que, durante a recuperação da hernioplastia bilateral, o paciente deve comunicar ao médico, imediatamente, quaisquer sintomas que possam representar uma complicação pós-cirúrgica.

Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta como o Dr. Wilson Martinuzzo, especialista em procedimentos como a hernioplastia bilateral.

Fontes:

Dr. Wilson Martinuzzo

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal