Cuidados com a alimentação, a cicatrização e a retomada de atividades são fundamentais para que o tratamento tenha bons resultados
A hérnia incisional é um tipo de hérnia abdominal que se desenvolve no local da cicatriz de uma cirurgia realizada anteriormente. Este problema se desenvolve quando, durante a cicatrização, há uma tensão sobre a parede abdominal interna, que está enfraquecida e se abre. Isso, por sua vez, leva ao extravasamento de tecidos ou partes de órgãos.
Por esse motivo, a aparência de uma hérnia incisional pode ser descrita como um abaulamento ou caroço que costuma se formar, geralmente, de três a seis meses depois da cirurgia.
O único tratamento capaz de corrigir a hérnia incisional é a cirurgia. Para que os resultados se consolidem sem complicações ou recidiva do problema, é fundamental que se tenha atenção a todos os cuidados do pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional. Conheça-os nesta publicação!
Como é a cirurgia de hérnia incisional?
Como dito, a cirurgia é o único procedimento capaz de corrigir uma hérnia incisional. O procedimento consiste, basicamente, na reintrodução do material extravasado em seu local correto e fechamento da abertura da parede abdominal, que pode ser reforçada com uma tela para evitar que o problema retorne.
Existem três técnicas cirúrgicas para a correção da hérnia incisional. São elas:
- Cirurgia aberta: o cirurgião faz uma incisão para reposicionar o tecido extravasado e ajustar a abertura na parede abdominal;
- Cirurgia por laparoscopia: são feitos pequenos furos no abdômen. Através deles, são inseridos os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera que guia o procedimento;
- Cirurgia robótica: semelhante à laparoscopia, com o diferencial de que a cirurgia é feita por um robô controlado remotamente pelo cirurgião.
Após o procedimento, o paciente costuma ficar internado por um período de um a três dias. Depois disso, caso não haja complicações, deve seguir os cuidados do pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional em casa.
Cuidados após a cirurgia de hérnia incisional
O pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional inclui uma série de cuidados que precisam ser tomados por um período determinado para que a ferida cirúrgica cicatrize corretamente e o problema seja resolvido sem complicações. São eles:
Tratamento das feridas cirúrgicas
É muito importante que o paciente tenha atenção redobrada, durante o pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional, às feridas cirúrgicas. Isso inclui tomar os cuidados com os curativos de acordo com as orientações dadas ainda no hospital, que podem incluir higienização, troca, cuidados durante o banho e outras recomendações.
Além disso, o paciente deve retornar ao atendimento médico após a cirurgia nos dias determinados para acompanhar a evolução da cicatrização. De modo geral, o tempo de cicatrização é menor quando o procedimento é laparoscópico ou robótico.
Retomada das atividades diárias
A retomada das atividades diárias durante o pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional deve ocorrer de forma gradual. Atividade física intensa só pode ser retomada pelo menos 30 dias depois da cirurgia (é importante que o médico faça uma avaliação para determinar o melhor momento para a liberação). Por sua vez, é possível voltar a dirigir depois de sete dias.
Trabalho
A retomada da rotina de trabalho no pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional depende de alguns fatores, como a profissão do paciente e a modalidade de trabalho. Aqueles cujos trabalhos exigem atividade física mais intensa podem necessitar de um tempo maior de afastamento. Tudo depende da avaliação individualizada feita pelo médico.
Alimentação
Os cuidados com a alimentação são fundamentais para garantir uma boa recuperação no pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional. As principais recomendações na dieta, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia, incluem:
- Preferir alimentos cozidos com pouco sal e sem condimentos;
- Consumir cereais, frutas e alimentos ricos em fibra para facilitar o trânsito intestinal;
- Evitar alimentos muito açucarados e gordurosos;
- Evitar alimentos ricos em lactose;
- Consumir proteínas provenientes de carnes magras e ovos;
- Beber muita água e não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica.
Outros cuidados
Além dos cuidados relacionados à retomada de atividades, ao trabalho e à alimentação, é fundamental ter atenção a qualquer sintoma que indique alguma complicação pós-operatória da cirurgia de hérnia incisional. Febre alta, náuseas, inchaço, calafrio, vermelhidão e sangramentos são exemplos de sintomas que devem ser comunicados imediatamente ao médico.
Durante a recuperação, podem ser indicadas medicações para auxiliar no processo de cicatrização, como analgésicos e anti-inflamatórios. É importante tomá-los de acordo com a indicação médica, evitando a automedicação.
Qual profissional realiza a cirurgia de hérnia incisional?
O tratamento cirúrgico da hérnia incisional e outros tipos de hérnias abdominais deve ser realizado sempre por um médico especialista em Cirurgia Geral ou Cirurgia do Aparelho Digestivo. Muitas vezes, estes médicos são denominados especialistas em hérnia, por esse tipo de procedimento ser muito comum.
O Dr. Wilson Martinuzzo possui mais de 30 anos de experiência como cirurgião e é um dos pioneiros na realização de cirurgias robóticas no Brasil. Entre em contato e agende já uma consulta.
Fontes: