Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Quais os sintomas de vesícula inflamada? Saiba agora
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
02/01/2025
4 min. de leitura

Causada principalmente pela formação de cálculos, a inflamação na vesícula pode fazer com que a pessoa tenha muito mais que dor abdominal

A vesícula é um pequeno órgão localizado abaixo do fígado cuja principal função é armazenar a bile, um líquido importante para o processo de digestão de gorduras e outros nutrientes. Em algumas ocasiões, no entanto, ela pode ficar inflamada.

Neste conteúdo, vamos conhecer os principais sintomas da vesícula inflamada e o que fazer para tratar essa condição, que é chamada de colecistite.

Quais os sintomas da vesícula inflamada?

Quando falamos em vesícula inflamada, estamos falando da colecistite, que se caracteriza pela inflamação dos tecidos que formam as paredes do órgão. Quando isso ocorre, a pessoa pode ter sintomas como:

  • Dor abdominal intensa, que pode irradiar para o ombro e para as costas;
  • Febre e calafrios;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sensação de inchaço abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Icterícia.

A forma com que os sintomas aparecem depende do tipo de colecistite, que pode ser aguda ou crônica. Quando o problema ocorre na forma aguda, os sintomas aparecem repentinamente e tendem a durar algumas horas ou poucos dias.

Já nos casos em que a inflamação na vesícula é crônica, os sintomas tendem a se manifestar como crises repetidas e menos intensas, alternadas com momentos de alívio. Além disso, a febre é menos comum em pacientes com esse tipo de inflamação.

Agende sua consulta conosco!

Por que a vesícula inflama?

A vesícula inflamada é um quadro que ocorre, na maioria dos casos, quando há a presença de cálculos em seu interior. Os cálculos, por sua vez, são pedras formadas a partir da precipitação de sais biliares por conta de um desequilíbrio na composição da bile.

Quando os cálculos começam a ocupar muito espaço no interior da vesícula e obstruem os dutos biliares que a conectam com o fígado e outros órgãos do sistema digestivo, os tecidos que a formam ficam irritados e inflamados.

No entanto, há ocasiões — mais raros — em que a vesícula inflamada é causada por outros fatores. Esses casos, chamados de colecistites alitiásicas, podem ocorrer em situações como pós-operatórios de cirurgias de grande porte e períodos prolongados de jejum, ou quando há deficiências do sistema imunológico, alimentação intravenosa e doenças infecciosas graves, entre outras causas.

O que fazer para desinflamar a vesícula?

Ao perceber os sintomas de vesícula inflamada, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico para que o problema seja devidamente diagnosticado e o tratamento seja encaminhado.

Na grande maioria dos casos, o tratamento é realizado por meio de uma cirurgia chamada colecistectomia, que consiste na remoção da totalidade da vesícula. Esse procedimento não apresenta riscos, já que uma pessoa consegue viver normalmente sem o órgão.

A cirurgia é amplamente indicada, até mesmo em casos mais leves ou assintomáticos de vesícula inflamada, com o principal intuito de prevenir crises mais graves no futuro.

O procedimento pode ser realizado de forma aberta tradicional ou minimamente invasiva, seja por via laparoscópica ou robótica. Atualmente, em quase todos os casos tem se optado pelas cirurgias minimamente invasivas, por proporcionarem menos riscos e uma recuperação mais rápida ao paciente.

Quanto tempo dura a inflamação na vesícula?

Quando o paciente é diagnosticado com vesícula inflamada, deve ser encaminhado para a cirurgia o quanto antes. Isso quer dizer que a condição, dessa forma, durará até a realização do procedimento.

Existem casos de colecistite aguda que podem ter remissão dos sintomas, mesmo sem tratamento, após alguns dias. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa ainda não corra riscos relacionados a uma nova piora da inflamação, por exemplo.

Agende sua consulta conosco!

Quais alimentos evitar com a vesícula inflamada?

O equilíbrio nutricional, junto ao controle do peso e a uma rotina movimentada, são fundamentais para prevenir a formação dos cálculos biliares que resultam em vesícula inflamada.

Sendo assim, é fundamental se atentar a incluir na dieta alimentos ricos em fibra, com baixo teor de gorduras saturadas e ricos em vitamina C. Esses alimentos, em conjunto com outras estratégias de vida saudável, contribuem para o equilíbrio entre colesterol e sais biliares, dificultando a formação das pedras.

Como ocorre o diagnóstico da inflamação na vesícula?

O diagnóstico de inflamação na vesícula é feito pelo médico especialista a partir da análise dos sintomas do paciente e de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, que indicam a presença de cálculos e da colecistite.

O Dr. Wilson Martinuzzo é cirurgião especialista em diagnóstico e realização de procedimentos minimamente invasivos, como o que trata a vesícula inflamada. Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta.

Fontes:

Dr. Wilson Martinuzzo

Manual MSD

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)