O refluxo pode ser um dos sintomas da hérnia de hiato, mas também pode ser um dos fatores causadores do problema
A hérnia de hiato é um problema caracterizado pelo extravasamento de parte do estômago através do orifício do diafragma que permite a passagem do esôfago. Este extravasamento, em muitos casos, é assintomático, mas em algumas pessoas pode causar sintomas.
Um dos principais sintomas relatados pelos pacientes é o refluxo gastroesofágico. Em algumas pessoas, no entanto, é notado que a hérnia foi causada pelo refluxo. Por isso, é muito comum que se considere refluxo gástrico e hérnia de hiato como problemas correlacionados.
Neste conteúdo, vamos entender qual é a relação entre refluxo gástrico e hérnia de hiato e quais as estratégias para evitar os dois problemas. Boa leitura.
Qual a relação entre a hérnia de hiato e o refluxo?
Como já mencionado, refluxo gástrico e hérnia de hiato são problemas relacionados porque um pode causar o outro. Isso ocorre porque a pressão intra-abdominal causada pela regurgitação e vômitos típicos do refluxo pode levar à protusão estomacal típica da hérnia de hiato.
A hérnia de hiato, por sua vez, altera o posicionamento do estômago, o que pode levar a modificações no funcionamento da válvula estomacal que impede que seu conteúdo volte para o esôfago, causando o refluxo gástrico.
No entanto, é importante entender que nem todos os pacientes têm refluxo gástrico e hérnia de hiato ao mesmo tempo. Muitos casos de hérnia de hiato são causados por outros fatores, ao passo que muitas pessoas com refluxo nunca terão uma hérnia de hiato.
Por esse motivo, é muito importante saber identificar o refluxo gástrico e a hérnia de hiato como doenças separadas, se atentando às suas características:
Refluxo gástrico
O refluxo gástrico, também chamado de refluxo gastroesofágico, é uma condição caracterizada pelo retorno de conteúdo estomacal para o esôfago. Entre os fatores causadores, podemos citar o sobrepeso, o tabagismo, o consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas e ricas em cafeína, além de doenças como a obesidade e a hérnia de hiato.
Dentre os principais sintomas do refluxo gástrico, podemos citar:
- Regurgitação e vômitos;
- Tosse seca constante;
- Dor no peito;
- Sensação de azia (queimação) e dificuldade de digestão.
Hérnia de hiato
Como dito anteriormente, a hérnia de hiato se caracteriza por uma protusão do estômago através do orifício no diafragma por onde passa o esôfago. A maioria dos casos é assintomática e não requer tratamento imediato, mas hérnias de tamanho maior podem causar sintomas gástricos como azia, dificuldade para engolir e arrotos constantes. Além disso, uma parte dos pacientes têm refluxo gástrico e hérnia de hiato como doenças associadas.
As principais complicações de uma hérnia de hiato são a formação de úlceras gástricas, a inflamação do esôfago ou o estrangulamento, quando a parte herniada do estômago deixa de receber circulação sanguínea adequada.
Opções de tratamento para o refluxo e hérnia de hiato
O tratamento de doenças como refluxo gástrico e hérnia de hiato depende de alguns fatores, como a intensidade dos sintomas sentidos pelo paciente e o risco de complicações.
Muitas pessoas diagnosticadas com a doença do refluxo podem ser tratadas com medicamentos que atenuam a acidez estomacal e ajudam a controlar a válvula que separa o conteúdo do estômago e do esôfago. Ainda assim, é necessário adotar hábitos que ajudem a controlar o problema, tais como:
- Evitar o consumo de alimentos ácidos e gordurosos;
- Tomar menos refrigerantes e bebidas cafeinadas;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Aumentar a frequência de refeições, com quantidades menores de alimento;
- Não se deitar por pelo menos 2 horas após a refeição;
- Manter um bom equilíbrio nutricional e calórico.
No caso da hérnia de hiato, pacientes assintomáticos não precisam de tratamento específico além do acompanhamento do problema. Se houver sintomas, como o que relacionam refluxo gástrico e hérnia de hiato, é possível realizar o tratamento sintomático por meio de medicações e adoção de hábitos que favoreçam uma melhor qualidade de vida.
Hérnias de hiato muito grandes que apresentem risco de complicação como o estrangulamento devem ser tratadas cirurgicamente, por meio de um procedimento que pode ser realizado por via aberta ou laparoscópica.
A Hérnia de hiato afeta milhares de pessoa, entre em contato agora mesmo e agende sua consulta para tratamento.
Fontes: