Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Refluxo gastroesofágico: sintomas e opções de tratamento
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
03/10/2024
3 min. de leitura

Sensação de queimação e regurgitação de conteúdo estomacal estão entre os sintomas mais comuns do refluxo

O refluxo gastroesofágico é um problema muito comum que atinge entre 10 e 20% dos adultos e ocorre, também, com certa frequência, em bebês e crianças.

Apesar de ser uma condição comum, se não tratado adequadamente, o refluxo pode causar consequências mais graves, como inflamações, úlceras, estenose e alterações que podem se tornar câncer de esôfago. Por esse motivo, é muito importante conhecer os sintomas do refluxo gastroesofágico para saber quando procurar atendimento médico. Entenda mais a seguir.

Sofrendo com refluxo gastroesofágico? Entre agora em contato

Agende uma consulta

O que é o refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno involuntário do alimento no estômago para o esôfago. A condição ocorre quando a válvula que separa o estômago do esôfago não consegue se fechar adequadamente, possibilitando o retorno do conteúdo estomacal.

A falha no funcionamento adequado dessa estrutura pode ocorrer por diversos motivos, como hérnia de hiato, problemas musculares e uso de alguns tipos de medicamentos. O consumo de alimentos ricos em gordura, cafeína e bebidas gaseificadas também pode causar ou agravar o refluxo.

Sintomas de refluxo gastroesofágico

O principal dos sintomas de refluxo gastroesofágico é a sensação de queimação no estômago, que pode passar por toda a extensão do esôfago e chegar até a garganta. Muitas pessoas também relatam que a sensação de queimação também ocorre no peito.

A regurgitação, que consiste na sensação ou na volta propriamente dita dos alimentos pelo esôfago até a garganta, também está entre os sintomas de refluxo gastroesofágico.

Além da sensação de queimação e regurgitação, outros sintomas de refluxo gastroesofágico também podem incluir:

  • Sensação de bolo na garganta;
  • Sensação de estômago constantemente cheio;
  • Arrotos constantes;
  • Dificuldade para engolir.

Sintomas menos comuns

Existem, ainda, sintomas de refluxo gastroesofágico menos comuns, que podem indicar que a doença está se complicando. Um deles é a ocorrência de doenças respiratórias, como pneumonias de repetição, bronquite e asma. Essas doenças ocorrem quando o conteúdo estomacal entra em contato com as estruturas respiratórias.

Alguns pacientes podem sentir dor torácica intensa junto com a sensação de queimação. Esse sintoma de refluxo gastroesofágico é comumente confundido com dores de origem cardíaca, como a característica do infarto.

Tratamento eficaz para refluxo gastroesofágico na Clínica WMartinuzzo!

Agende uma consulta

Opções de tratamento para refluxo gastroesofágico

A partir da identificação dos sintomas de refluxo gastroesofágico durante o diagnóstico da doença — que também pode incluir a realização de outros exames, como a endoscopia digestiva alta e a pHmetria —, é possível estabelecer o tratamento mais adequado para o paciente.

Casos menos graves podem ser tratados com medidas que visam minimizar os impactos do refluxo em si, como mudanças nos hábitos alimentares, medidas para controlar o peso e outras ações para evitar o retorno do alimento para o esôfago.

Alguns pacientes podem complementar a mudança de hábitos com o uso de medicamentos para amenizar os sintomas de refluxo gastroesofágico, como remédios que controlam a acidez estomacal e o processo digestivo em si.

Cirurgia para refluxo gastroesofágico

Existe, ainda a opção de se realizar uma cirurgia, indicada, principalmente, quando os sintomas de refluxo gastroesofágico são muito intensos ou quando os tratamentos conservadores não tiveram bons resultados de melhora.

No procedimento, o hiato esofágico é ajustado e a válvula reconstruída com estruturas do próprio fundo estomacal (ou seja, não são utilizadas próteses). O procedimento pode ser realizado por métodos: videolaparoscopia ou robótica.

Quando procurar um médico especialista em refluxo gastroesofágico?

Como mencionado anteriormente, os sintomas de refluxo gastroesofágico podem fazer com que a doença evolua para complicações mais graves. Por esse motivo, é muito importante procurar atendimento médico assim que os sintomas se manifestarem com certa frequência. Assim, é possível identificar o problema e tratá-lo o quanto antes.

O Dr. Wilson Martinuzzo é cirurgião geral com experiência no tratamento de problemas do aparelho digestivo por meio de procedimentos minimamente invasivos.

Entre em contato agora mesmo!

Agende uma consulta

 

Fontes:

Dr. Wilson Martinuzzo

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia