Doença pode apresentar como principais sintomas dores fortes no peito e no corpo
O hiato esofágico é um orifício do diafragma que permite a passagem do esôfago até o estômago. Diversos motivos podem provocar o enfraquecimento do hiato esofágico, o que ocasiona um alargamento dessa estrutura e permite que uma parte do estômago passe do abdômen para o tórax, um quadro conhecido como hérnia de hiato.
Existem dois tipos de hérnia de hiato, a hérnia por deslizamento e a hiato paraesofágica. Na hérnia de hiato por deslizamento, a junção esôfago-gástrica se desloca em direção à região do tórax. Esse tipo de condição é a mais comum, afetando mais de 40% da população, índice que aumenta em pessoas com mais de 60 anos. Já a hérnia de hiato paraesofáfica acontece quando parte do estômago sofre protusão, ficando assim ao lado do esôfago.
O que causa a hérnia de hiato?
As causas da hérnia de hiato normalmente são desconhecidas, porém alguns fatores comuns que podem ser associados a este distúrbio são:
- Idade;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Estresse;
- Histórico de hérnias;
- Esforço em momentos de movimentação intestinal;
- Vômito;
- Procedimento cirúrgico prévio na região gastroesofágica;
- Pacientes com histórico de gestação prévia.
Outra possível causa pode ser o alongamento das faixas de tecido que estão conectadas entre o esôfago e o diafragma no hiato.
Principais sintomas da hérnia de hiato
A hérnia de hiato é assintomática em alguns casos, mas alguns pacientes podem apresentar os sintomas da hérnia de hiato, sendo que os principais são:
Azia
Entre os sintomas da hérnia de hiato, a azia é um dos mais comuns. Causa a sensação de queimação na área abaixo do peito, provocando ardor na região da garganta e gosto amargo ou ácido na boca.
Regurgitação
A regurgitação é uma consequência do refluxo e pode ser definida como o retorno do alimento digerido de forma natural e sem nenhum incômodo para fora da boca.
Dor no peito
É causado por outros sintomas da hérnia de hiato, como refluxo ou dores fortes no abdômen, em decorrência de um quadro mais grave chamado volvo gástrico, que requer intervenção cirúrgica imediata.
Identifica esses sintomas? Entre agora em contato!
Dificuldade para engolir
Também é um sintoma do volvo gástrico. Pacientes que apresentam esse quadro, sentem ânsia de vômito e dor, causando dificuldade na hora de engolir.
Dor torácica ao se curvar ou deitar-se
A azia, um dos sintomas da hérnia de hiato, piora quando o paciente tenta deitar-se ou se curvar, podendo causar dores quando esses movimentos são realizados.
Arrotos frequentes
A presença de ácido gástrico nas paredes do esôfago causa irritação e, consequentemente, pode provocar arrotos frequentes nos pacientes com hérnia de hiato.Náusea ou vômitos
A irritação das paredes do esôfago, causada pelos ácidos estomacais, pode provocar náuseas e vômitos, alguns dos principais sintomas da hérnia de hiato.
Complicações da hérnia de hiato
A hérnia de hiato não costuma apresentar complicações, no entanto, quadros mais graves podem ocasionar sintomas mais sérios, como úlceras, estenoses e sangramentos.
Isso normalmente acontece quando o paciente apresenta o refluxo gastroesofágico há muito tempo, porém deixa o quadro sem tratamento. Nesses casos, podem vir a aparecer inflamações crônicas, como o esôfago de Barrett, que apresenta o potencial de desenvolvimento do câncer de esôfago.
Por isso, é importante tratar os sintomas da hérnia de hiato e ter um acompanhamento médico adequado para evitar o agravamento da situação.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico pode ser feito pela análise dos sintomas da hérnia de hiato e também por exames, como:
- Radiografia do tórax;
- Radiografia com deglutição de bário;
- Endoscopia digestiva alta, que consiste na inserção de um tubo flexível chamado endoscópio para o médico examinar o esôfago.
Nos casos de hérnias menores e que não ocasionam sintomas significativos, o tratamento pode ser feito com alterações na dieta que visam aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico e prescrição de medicamentos para reduzir a acidez estomacal, caso do inibidor de bomba de prótons.
Já quando as medidas conservadoras não são capazes de aliviar os sintomas, a cirurgia de hérnia de hiato é a opção recomendada. O procedimento tem o objetivo de corrigir o problema ao reposicionar a porção do estômago extravasada de volta à cavidade abdominal. A intervenção pode ser feita de forma minimamente invasiva, por cirurgia robótica ou por videolaparoscopia, o que proporciona uma recuperação mais rápida e tranquila ao paciente.
Qual profissional realiza o tratamento cirúrgico da hérnia de hiato?
A condição pode ser diagnosticada e tratada por um gastroenterologista, cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo, sendo que os dois últimos estão aptos a realizar a cirurgia para tratar a hérnia de hiato.
Para realizar o tratamento da hérnia de hiato, agende sua consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo.
Fontes: