Hérnias são classificadas, principalmente, de acordo com sua localização
A presença de protusões na região abdominal pode indicar uma ou mais hérnias. Dependendo da localização e da forma com que se manifestam, podem ser classificados de forma deferente os tipos de hérnia.
Neste conteúdo, vamos conhecer os principais tipos de hérnia abdominal e quando se deve procurar tratamento médico.
O que é uma hérnia?
Chamamos de hérnia a protusão inadequada de órgãos ou de tecido adiposo por uma abertura formada na parte interna da parede abdominal ou da virilha (no caso dos tipos de hérnia abdominais e inguinal), ou do hiato esofágico. Essas aberturas podem se formar por diversas causas, sendo as mais comuns:
- Esforço físico em excesso;
- Tosse crônica;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Idade acima de 50 anos;
- Problemas congênitos;
- Incisões;
- Fibrose cística.
Na maioria dos casos, a hérnia pode ser percebida como um caroço, inchaço ou abaulamento facilmente palpável. Se não houver complicações, o conteúdo protuso pode ser movimentado e reposicionado com o dedo. Já nos casos em que esse conteúdo está preso no exterior da abertura, dizemos que a hérnia está encarcerada, uma condição que pode ser grave e, por isso, precisa de tratamento imediato.
Principais tipos de hérnia e como identificá-los
Como mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de hérnia, classificados, principalmente, de acordo com sua localização. Vamos conhecê-los melhor a seguir:
Hérnia inguinal
É um tipo de hérnia que se forma na região da virilha. Costuma ser mais frequente nos homens, em quem a protusão pode se estender até os testículos. Em geral, as hérnias inguinais podem ser classificadas, ainda, como diretas ou indiretas.
Hérnia umbilical
Dos tipos de hérnia, esse é o mais comum nos bebês, ainda que possa surgir em pessoas de qualquer idade. Ocorre na região do entorno do umbigo, e sua principal causa é o fechamento inadequado da abertura do cordão umbilical. Nos bebês, a hérnia umbilical pode desaparecer espontaneamente em alguns casos.
Hérnia hiatal
A hérnia hiatal, ou hérnia de hiato, surge quando o hiato esofágico, abertura no diafragma por onde passa o esôfago, alarga-se, fazendo com que partes do estômago fiquem protusas por ela. Esse tipo de hérnia pode ser classificado como hérnia de hiato por deslizamento, quando a ligação entre o estômago e o esôfago fica projetada através do hiato; e hérnia de hiato paraesofágica, quando ocorre o extravasamento apenas de uma parte do estômago.
Hérnia epigástrica
Dos tipos de hérnia, a epigástrica é uma das mais comuns. Ocorre na linha média do abdômen, onde os músculos retos se encontram. A principal causa da hérnia epigástrica é o afastamento desses músculos, que favorece o enfraquecimento e a consequente formação de uma abertura na parede abdominal nessa região.
Hérnia femoral
A hérnia femoral é um dos tipos de hérnia que podem surgir na região da virilha, em direção à coxa. A abertura que causa e hérnia femoral ocorre nos músculos da região do canal femoral, que estão próximos da virilha. É mais comum em mulheres.
Hérnia incisional
A hérnia incisional ocorre em locais onde, anteriormente, foi realizada uma incisão cirúrgica. A principal causa desse tipo de hérnia é a cicatrização inadequada, que enfraquece a parede abdominal na região da incisão. Estima-se que até 30% das pessoas que passaram por uma cirurgia abdominal possa ter hérnia incisional em algum momento após a recuperação.
Hérnia de Spiegel
Entre os tipos de hérnia, a de Spiegel é um dos mais raros. Ela ocorre em regiões específicas da lateral da parede abdominal, onde há interseções de músculos.
Hérnia encarcerada e estrangulada
Os diferentes tipos de hérnia abdominal podem se complicar, tornando-se hérnias encarceradas, quando, como dito anteriormente, o conteúdo protuso está preso no exterior da abertura, ou estranguladas, quando o suprimento de sangue não chega aos tecidos herniados. Essas condições são graves e exigem tratamento imediato.
Quando procurar um médico?
Ao notar qualquer sinal que indique um dos tipos de hérnia, é importante procurar atendimento médico. Somente uma avaliação médica será capaz de determinar se uma hérnia precisa de tratamento imediato ou apenas acompanhamento inicial.
Vale lembrar que as hérnias só podem ser resolvidas de forma definitiva por meio da cirurgia, um procedimento em que o conteúdo protuso é reposicionado e a abertura na parede abdominal fechada. Em quase todos os casos, a cirurgia pode ser realizada de forma minimamente invasiva e o que vai determinar sua urgência é a presença ou não de complicações.
Se você identificou algum sinal que possa indicar um dos tipos de hérnia, entre em contato com o Dr. Wilson Martinuzzo — cirurgião especialista no tratamento de condições como as hérnias — e agende uma consulta.
Fontes:
Dr. Wilson Martinuzzo
Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal