Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Tratamento da endometriose intestinal
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
09/02/2024
3 min. de leitura

O tratamento da endometriose intestinal pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e a extensão do problema

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, causando dores, sangramentos e até mesmo infertilidade. Um dos tipos de endometriose mais comuns é a endometriose intestinal, que atinge cerca de 5% a 15% das mulheres.

Tal condição pode causar sintomas como dor abdominal, cólicas e diarreia, o que acaba confundindo algumas pacientes com cólicas menstruais. No entanto, é fundamental entender a doença para recorrer ao tratamento da endometriose intestinal mais adequado.

Quero realizar esse tratamento!

Causas da endometriose intestinal

As causas da endometriose intestinal ainda não são totalmente esclarecidas, mas existem condições que indicam o seu surgimento. Uma delas é a menstruação retrógrada, que ocorre quando o sangue menstrual reflui pelas trompas e se implanta em outros órgãos.

Outra teoria é a da metaplasia — a transformação de um tipo de tecido em outro —, como o endométrio se transformando em tecido intestinal. Ademais, alguns fatores de risco que podem favorecer o desenvolvimento da endometriose intestinal são:

  • Histórico familiar da doença;
  • Ciclos menstruais curtos ou irregulares;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Exposição a substâncias químicas.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da doença é feito por meio de uma avaliação clínica, sendo essencial para o médico indicar o tratamento da endometriose intestinal adequado. Sobretudo, podem ser solicitados exames como ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, ressonância magnética pélvica, colonoscopia e videolaparoscopia.

Esses exames podem ajudar a descartar doenças intestinais que causam os mesmos sintomas, como a síndrome do intestino irritável.

Informe-se e tome medidas para cuidar da sua saúde intestinal!

Agende uma consulta

Tratamentos da endometriose intestinal

O tratamento da endometriose intestinal varia conforme a gravidade dos sintomas, da extensão das lesões e da idade da paciente. Em geral, existem dois tipos de tratamento: o medicamentoso e o cirúrgico.

Medicamentoso

O tratamento da endometriose intestinal por meio de medicamentos visa aliviar os sintomas e reduzir o crescimento das lesões endometrióticas. Alguns medicamentos ajudam a interferir na produção ou ação dos hormônios femininos, sendo eles:

  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que ajudam a diminuir a inflamação e a dor;
  • Anticoncepcionais orais, que inibem a ovulação e a menstruação, reduzindo o estímulo ao endométrio;
  • Progestágenos, que são derivados da progesterona e atuam bloqueando o efeito do estrogênio sobre o endométrio;
  • Agonistas ou antagonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), que são substâncias que inibem a produção de hormônios pela hipófise.

Vale ressaltar que o tratamento medicamentoso não é capaz de eliminar as lesões existentes, apenas de controlar o seu crescimento. Portanto, ele é indicado para casos leves ou moderados da doença.

Cirurgia (videolaparoscopia ou cirurgia robótica)

O tratamento da endometriose intestinal por meio de cirurgia visa remover as lesões endometrióticas do intestino e dos demais órgãos afetados, restaurando a anatomia e a função deles. A cirurgia pode ser realizada por dois métodos: a videolaparoscopia ou a cirurgia robótica.

A videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, que consiste em fazer pequenas incisões no abdômen da paciente, por onde são introduzidos instrumentos cirúrgicos e uma pequena câmera, permitindo a visualização e o tratamento das lesões endometrióticas.

Já a cirurgia robótica é uma evolução da videolaparoscopia, que utiliza um sistema computadorizado e permite ao cirurgião controlar braços robóticos que realizam os movimentos cirúrgicos com maior precisão e segurança.

O tratamento da endometriose intestinal por cirurgia é indicado para casos graves ou refratários ao tratamento medicamentoso, e para mulheres que desejam engravidar.

Qual profissional realiza o tratamento da endometriose intestinal?

O tratamento da endometriose intestinal requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes áreas, como ginecologistas, coloproctologistas e gastroenterologistas. No entanto, o profissional que coordena e realiza o tratamento cirúrgico da endometriose intestinal é o cirurgião especialista nessa área, que possui formação e experiência específicas para o procedimento.

O Dr. Wilson Martinuzzo é cirurgião geral especializado nas áreas Gastrointestinal, Proctológica e Hepática, tendo mais de 30 anos de experiência. Além de ser um pioneiro da cirurgia robótica no Brasil, sua clínica, localizada em Campinas, conta com uma equipe que oferece atendimento humanizado, proporcionando uma relação profunda entre os médicos e seus pacientes.

Agende uma consulta e entre em contato agora mesmo.

 

Fontes:

Clínica Wilson Martinuzzo

Ministério da Saúde