Entre em contato
Agende sua ConsultaFale conosco pelo WhatsApp
Opções de tratamento para o refluxo gástrico
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
01/11/2023
3 min. de leitura

Condição pode ser tratada com mudanças de estilo de vida, medicamentos e por meio de cirurgia

O refluxo gástrico, também chamado de refluxo gastroesofágico, é uma condição caracterizada pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. Ele ocorre quando a válvula que se abre para a passagem dos alimentos para o estômago não se fecha adequadamente.

Estima-se que entre 10% e 20% dos adultos tenham refluxo gástrico em algum momento de suas vidas. No entanto, apesar de ser uma condição comum e bastante incômoda, existem opções de tratamento para o refluxo gástrico que podem devolver a qualidade de vida ao paciente.

Diagnóstico do refluxo gástrico

O tratamento para o refluxo gástrico deve ser realizado após o diagnóstico, que, por sua vez, pode ser feito pelo médico de forma clínica com a análise dos sintomas relatados pelo paciente, que podem ser:

  • Azia ou queimação;
  • Tosse seca;
  • Arrotos e indigestão;
  • Sensação de bolo na garganta;
  • Dor torácica;
  • Dificuldade para engolir os alimentos.

Os sintomas são suficientes para que a suspeita de refluxo gástrico seja levantada pelo médico. Porém, a confirmação do diagnóstico deve ser feita por meio de alguns exames, como a pHmetria e a endoscopia digestiva alta.

Na endoscopia, é possível observar o interior do esôfago e do estômago, enquanto na pHmetria são feitas medições do nível de acidez dos órgãos. Assim, é possível estabelecer o diagnóstico correto e encaminhar o paciente para a opção de tratamento para o refluxo gástrico mais adequada para seu caso.

Como é o tratamento para o refluxo gástrico?

Como dito, as opções de tratamento para o refluxo gástrico podem variar de acordo com o paciente. Devem ser levados em conta fatores como a gravidade do problema, a idade do paciente e seu estado geral de saúde.

Em alguns pacientes, a simples mudança do estilo de vida pode atenuar os sintomas de forma quase completa. Entre as atitudes que devem ser tomadas, podemos citar:

  • Evitar se alimentar exageradamente, principalmente à noite;
  • Evitar bebidas gaseificadas e ricas em cafeína;
  • Ter uma rotina alimentar, comendo todos os dias nos mesmos horários;
  • Controlar o peso, uma vez que seu excesso é um dos fatores causadores do refluxo;
  • Manter uma rotina de atividades físicas moderadas;
  • Dormir com a cabeça elevada em relação ao restante do corpo.

Em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos que auxiliam no controle da acidez e da motilidade do estômago. Nesses casos, o tratamento para o refluxo gástrico deve ser combinado com as mudanças de estilo de vida.

Cirurgia de refluxo gastroesofágico

Existem casos em que o único tratamento para o refluxo gástrico capaz de resolver o problema é a cirurgia. No procedimento, é ajustada a área do hiato esofágico — orifício no diafragma por onde passa o esôfago — e reconstruída a válvula antirreflexo. A cirurgia de refluxo gastroesofágico pode ser feita de forma tradicional ou minimamente invasiva (por via laparoscópica ou robótica).

Qual o profissional realiza o tratamento?

A princípio, o tratamento para o refluxo gástrico que envolve medicações e mudanças de estilo de vida pode ser acompanhado por um médico gastroenterologista, que é o especialista que cuida das doenças do aparelho digestivo.

Já a cirurgia de refluxo deve ser feita por um médico cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo, que é o médico especializado nesse tipo de procedimento. É importante também analisar o histórico de experiências e de formação do profissional antes da cirurgia.

O Dr. Wilson Martinuzzo é cirurgião geral e possui ampla experiência em cirurgias do aparelho digestivo como a do tratamento para o refluxo gástrico. Além disso, é um dos pioneiros na realização de cirurgias robóticas no Brasil. Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta.

 

Fontes:

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Dr. Wilson Martinuzzo