Pancreatite: causas e sintomas
05/04/2024

Inflamação do pâncreas causa forte dor abdominal, febre, náuseas e vômitos e, em casos mais graves, pode até ser fatal

O pâncreas é um pequeno órgão localizado atrás do estômago, mais precisamente entre o duodeno e o baço, que faz parte do sistema digestivo e endócrino. Esse órgão atua na produção de hormônios como insulina e glucagon, que ajudam a manter os níveis regulares de glicose no sangue, além de produzir enzimas relacionadas à digestão de alimentos.

Quero cuidar da saúde do pâncreas!

Algumas condições podem desencadear o quadro de pancreatite, a inflamação do pâncreas, e provocar sintomas bastante incômodos no paciente. Conheça mais sobre essa doença que pode trazer sérias complicações de saúde e até ser fatal, se não for devidamente tratada.

O que é pancreatite?

A pancreatite é o processo inflamatório do pâncreas, que pode se apresentar de forma aguda ou crônica. A doença está muito relacionada ao estilo de vida do paciente, uma vez que o consumo excessivo de álcool e uma alimentação desregrada surgem como as principais causas.

Causas e sintomas da pancreatite

Uma alimentação rica em alimentos gordurosos e pobre em fibras pode levar à formação de cálculos biliares, uma das principais causas de pancreatite. As pedras na vesícula podem obstruir os ductos biliares e impedir a passagem do suco pancreático, ocasionando acúmulo de líquido no interior do órgão, o que inicia o processo inflamatório.

Outras causas e fatores de risco da pancreatite são:

• Abuso excessivo de álcool;
  • Fibrose cística;
  • Histórico familiar da doença;
  • Tabagismo;
  • Uso de medicamentos corticoides e antibióticos.

Em relação aos sintomas, um dos mais característicos da pancreatite é uma dor intensa e persistente na parte superior do abdômen, que pode irradiar para as costas. Outros sinais da doença incluem:

• Inchaço abdominal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Icterícia, que causa amarelamento da pele e dos olhos;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Sudorese;
  • Dificuldade para se alimentar.

Pancreatite aguda

Inflamação súbita do pâncreas, que provoca o aumento do órgão e evolui de forma grave. A dor é repentina e intensa, podendo durar alguns dias.

Pancreatite crônica

Inflamação de longo prazo com repetidas crises de pancreatite. Esse processo pode formar tecido fibroso e deixar o pâncreas mais rígido, o que pode causar a perda progressiva da função do órgão, caso não haja tratamento.

Reconhece algum desses sintomas? Entre agora mesmo em contato!

Pancreatite é grave?

Como dito anteriormente, a pancreatite pode evoluir para complicações mais graves quando negligenciada após sucessivas crises. Pode ocorrer o acúmulo de enzimas pancreáticas e pus no interior e ao redor da glândula, causando infecção.

Além disso, casos mais graves podem causar a pancreatite necrosante, que consiste na morte do tecido pancreático. Esse quadro pode provocar hemorragia na cavidade abdominal e até insuficiência de órgãos, levando o paciente a óbito.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico de pancreatite é feito a partir do histórico do paciente, para verificar se há casos da doença na família, consumo excessivo de álcool ou uso de certos medicamentos. Após analisar os sintomas, o médico pode confirmar o diagnóstico com exames de sangue e de imagem, como tomografia computadorizada, ultrassonografia abdominal e ressonância magnética.

Pancreatite pode ser recorrente?

Sim, a forma crônica da pancreatite se caracteriza por crises sucessivas da doença, ainda mais se os cálculos biliares forem a causa principal.

Tratamento para pancreatite

O paciente deve ficar internado para receber hidratação via intravenosa e medicamentos analgésicos para aliviar a dor, além de ficar em jejum para deixar o pâncreas descansar.

Se a pessoa não apresentar náuseas, vômitos ou dificuldades de digestão, pode receber a recomendação de uma dieta pastosa composta por alimentos que não irritam o pâncreas, caso contrário a alimentação é realizada por sonda. O paciente fica em repouso até diminuir a inflamação, o que acontece em 80% dos casos.

A cirurgia é necessária em casos mais graves, por exemplo, para remover o tecido necrosado, quando há pancreatite necrosante, ou para retirar a vesícula biliar, quando a causa da doença são os cálculos biliares.

Tratamento com cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma técnica moderna e minimamente invasiva, considerada uma evolução da cirurgia por videolaparoscopia, a qual o cirurgião especializado nesse procedimento insere por meio de pequenas incisões a câmera e os instrumentos necessários para realizar a operação.

Os braços robóticos reproduzem com precisão os movimentos do cirurgião, que comanda todo o procedimento, tendo uma visão de alta definição em 3D de toda a estrutura interna do paciente.

Qual médico procurar?

A pancreatite pode ser tratada pelo gastroenterologista ou pelo cirurgião do aparelho digestivo, profissionais aptos a diagnosticar, tratar e fazer o acompanhamento médico de doenças que afetam o aparelho digestivo.

Para saber mais informações, agende uma consulta com o Dr. Wilson Martinuzzo, cirurgião geral com mais de 30 anos de experiência e um dos pioneiros da cirurgia robótica no Brasil.

Hospital Albert Einstein